Estudo

Dormir a sesta ocasionalmente faz bem ao coração, dizem investigadores suíços

Estudo publicado, no início do mês, na revista Heart mostra que dormir a sesta, uma ou duas vezes por semana, faz cair para metade o risco de ataque cardíaco, AVC e de doenças cardíacas. Já fazer a sesta todos os dias não traz qualquer benefício, dizem os investigadores.

Para este estudo, os investigadores analisaram os padrões de sono de quase 3500 pessoas selecionadas aleatoriamente na Suíça, e monitorizaram a sua saúde cardíaca ao longo de cinco anos.

Entre os participantes, três em cinco disse não fazer a sesta. Um em cinco afirmou fazer a sesta uma ou duas vezes por semana e o mesmo número declarou que o fazia três ou mais dias por semana.

Aqueles que dormiam a sesta com mais frequência eram sobretudo homens mais velhos, com excesso de peso e fumadores. Embora tenham afirmado dormir mais tempo à noite do que aqueles que não dormiam a sesta, eles também admitiram sentir-se mais cansados durante o dia, apresentando ainda uma maior probabilidade de ter apneia do sono – um quadro clínico que desperta uma pessoa repetidamente durante a noite quando a respiração para.

Ao longo dos cinco anos de acompanhamento deste estudo, foram registados 155 eventos cardíacos fatais e não fatais, que incluíam ataques cardíacos, AVCs e doenças cardíacas causadas por artérias obstruídas que exigiam tratamento cirúrgico.

Os investigadores observaram que o risco de evento cardíaco era 48% mais baixo naqueles que dormiam a sesta uma ou duas vezes por semana, quando comparado com aqueles que nunca descansam a meio do dia.

No entanto, de acordo com Nadine Hausler, autora principal do estudo, esta pesquisa deixou a sua equipa inicialmente confusa, uma vez que se observou que aqueles que faziam a sesta com maior frequência apresentavam um risco aumentado para doenças cardiovasculares acidentais. “No entanto, quando tivemos em conta os fatores sociodemográficos, de estilo de vida e de risco cardiovascular, esse risco aumentado desapareceu”, comentou a investigadora do Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça.

Martha Gulati, cardiologista e editora-chefe do CardioSmart.org, uma página do American College of Cardiology, disse fazer sentido que dormir a sesta com bastante frequência possa ser encarado como um sinal de alerta.

“Perante alguém que dorme a sesta seis ou sete dias por semana, eu pergunto, você não dorme bem à noite? É assim que recupera o sono perdido?", comenta justificando a preocupação.

A pesquisadora principal deste estudo, Nadine Hausler, não soube esclarecer, no entanto, por que motivo algumas sestas por semana podem fazer bem ao corpo.

“Os mecanismos não são óbvios”, disse ela. “Presumimos que uma sesta ocasional possa ser um resultado de uma compensação fisiológica, permitindo diminuir o stresse devido ao sono noturno insuficiente e, portanto, poderá ter um efeito benéfico sobre eventos de doença cardiovascular.”

Embora ela tenha dito que os resultados devem primeiro ser confirmados por outros estudos, Hausler acrescentou: “Podemos dizer que uma soneca ocasional pode, potencialmente, diminuir o risco de doença cardiovascular em adultos saudáveis.”

Fonte: 
HealthDay News
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock