Associação Portuguesa para o Estudo da Dor

A dor na criança em exposição patente no Hospital Pêro da Covilhã

Está patente no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, até ao próximo dia 2 de Abril|2018, uma exposição itinerante da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, intitulada “Desenhos da minha Dor”, que retrata a temática da dor na infância.

A mostra de 21 painéis exibe desenhos extraídos do concurso “Vou desenhar a minha dor”, promovido anualmente pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) desde 2005, com o objetivo de distinguir as ilustrações, realizadas por crianças e adolescentes,  durante períodos de hospitalização ou tratamentos em hospital de dia, de todas as unidades de saúde do país, e que desta forma exprimem, as suas perspetivas e experiências pessoais sobre a dor.

A partir da ideia inicial de expor os desenhos do concurso, associou-se uma componente educativa ao nível dos painéis informativos em exposição, com o objetivo de sensibilizar pais e profissionais de saúde, para a valorização das queixas e sintomas dos mais novos, e para que desta forma lhes providenciem os cuidados e tratamentos mais adequados e em tempo útil.

Nesta exposição, os visitantes são convidados a fazer uma viagem pelos vários tipos de dor infantil, abordagens à dor, mitos, factos, aspetos legais, respostas comportamentais, metodologias de avaliação, posicionamentos de conforto, e intervenções farmacológicas ou outras para o alívio da dor, entre vários outros aspetos.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.