Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica recebe prémio da sociedade americana de Endocrinologia

Professor Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, endocrinologista na CUF e atual Gestor de Projetos de Programas Científicos na Sociedade Europeia de Endocrinologia (ESE), Pedro Marques desempenha também funções como vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).
“É uma enorme honra ser um dos vencedores do Early Investigator Award 2025 da Endocrine Society. Este reconhecimento significa muito para mim e motiva-me a continuar a aprender, crescer e contribuir para o campo da hipófise e da neuroendocrinologia. Importa referir que esta não é apenas uma conquista pessoal, mas também um reflexo das pessoas incríveis com quem tive (e tenho) o privilégio de trabalhar,” salienta Pedro Marques, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica.
Os tumores da hipófise ou adenomas hipofisários são tumores benignos que têm origem numa glândula situada na base do crânio que controla a maior parte da atividade hormonal do nosso organismo. Estes tumores causam dano por invasão de estruturas existentes na proximidade da hipófise, tais como os nervos óticos responsáveis pela visão, e podem também originar vários problemas de saúde relacionados com o excesso de produção ou défice de hormonas hipofisárias.
O docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa explica que “compreender o papel do microambiente tumoral, e concretamente dos seus vários elementos e substâncias, incluindo a CCL2, na biologia dos tumores hipofisários, bem como a sua capacidade de interação com as células imunitárias e células tumorais, vai permitir avançar significativamente o conhecimento dos mecanismos tumorigénicos dos tumores hipofisários”, acrescentando também que “permitirá identificar novos biomarcadores úteis para o diagnóstico da doença e delinear novos alvos terapêuticos bem como novas formas de tratamento no domínio da imunoterapia para doentes com tumores hipofisários mais agressivos e resistentes às terapêuticas convencionais.”
Os Prémios Early Investigator da Endocrine Society têm como objetivo apoiar e reconhecer jovens investigadores promissores na área da investigação endócrina.