Diabetes, infertilidade, medicina transgénero e obesidade em destaque em de Endocrinologia
Este congresso, que representa a 75.ª reunião da SPEDM, é o maior evento de endocrinologia a nível nacional, com mais de 200 comunicações e de 700 inscritos, entre especialistas nesta área e também em medicina geral e familiar, medicina interna, cirurgia, enfermagem, nutrição, psicologia, entre outros.
Durante quatro dias, serão apresentadas novidades científicas, entre as quais as terapêuticas para o combate à obesidade, abordadas questões relacionadas com a prevenção, rastreio e tratamento da diabetes tipo 1, diabetes gestacional, infertilidade e, pelo segundo ano consecutivo, a medicina transgénero. Na edição deste ano, serão também apresentadas as novas orientações europeias para abordagem ao nódulo da tiroide. Quanto aos tumores da suprarrenal serão também conhecidas as novas guidelines da Sociedade Europeia de Endocrinologia para esta doença que tem uma prevalência de 1 a 7%, sendo esta incidência maior na faixa etária dos 60 aos 80 anos.
“O congresso é o momento alto de partilha da endocrinologia em Portugal e, mais uma vez, a SPEDM prova ser o farol para o tratamento e a investigação das doenças endócrino-metabólicas no País”, salienta João Jácome de Castro, presidente da SPEDM, acrescentando ainda que, “do ponto de vista internacional, é um claro momento de afirmação da endocrinologia portuguesa”, enaltecendo a colaboração com outros sociedades científicas nacionais (como a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, a Sociedade Portuguesa da Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas ou a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose) e a presença de sociedades científicas internacionais como as congéneres espanhola (SEEN) e brasileira (SBEM), Associação Europeia de Neuroendócrinos (ENEA) e a Sociedade Europeia de Endocrinologia (ESE).
Servindo como um espaço de partilha de conhecimento, Mafalda Marcelino, presidente do congresso, destaca “a importância da oferta formativa, o programa diversificado, com uma abordagem às novidades do ponto de vista científico das principais áreas endócrinas, além das Conferências ‘Fora da Caixa', uma vez que é muito importante ir além da Endocrinologia”. Exemplo disso são as palestras do Professor José Fragata, sobre o Futuro da Saúde, e do Professor Miguel Mascarenhas, sobre O Papel da Inteligência Artificial na Medicina.
O programa completo está disponível no site do congresso https://www.spedm2024.pt/