Santo António e Curry Cabral

Dia Mundial do Cancro Pancreático assinalado com reunião científica conjunta

A Unidade Hepatobiliopancreática do Serviço de Cirurgia Geral e o Serviço de Oncologia do Hospital de Santo António - Centro Hospitalar do Porto, em conjunto com o Centro Hepatobiliopancreático e de Transplantação do Hospital Curry Cabral – Centro Hospitalar de Lisboa, assinalam no dia 13 de novembro o Dia Mundial do Cancro Pancreático com uma reunião científica conjunta.

Esta reunião científica, a primeira em conjunto dos dois centros de referência em Portugal no tratamento do cancro do pâncreas, será realizada em simultâneo nas duas unidades de saúde de Lisboa e Porto, através de videoconferência. Com o objetivo de promover um espaço de partilha de conhecimento científico e debate em torno dos desafios do diagnóstico e tratamento do cancro do pâncreas, o evento junta profissionais de saúde nacionais nas duas unidades de saúde e também especialistas europeus.

"Procuramos assinalar o Dia Mundial do Cancro Pancreático com a criação de um espaço de partilha de experiências e conhecimento científico entre especialistas nacionais e europeus neste campo da medicina. O cancro do pâncreas é, sem dúvida, um tema de inquestionável e atual relevância para a comunidade médica, uma vez que a incidência deste tumor tem aumentado na população nos últimos anos. É geralmente muito agressivo e de difícil diagnóstico, pois é assintomático até uma fase avançada da doença. Este tipo de cancro é atualmente um dos tumores malignos mais letais, representando a quinta causa de morte por cancro no mundo e a quarta na Europa”, conclui Ana Castro, médica oncologista do Hospital de Santo António e membro do comité organizador da reunião. 

Programa
09h30 Receção
09h45 Quimioterapia para o tratamento do cancro pancreático | Thomas Seufferlein (Ulm, Alemanha)
10h30 Tratamento médico de tumores neuroendócrinos do pâncreas | Barbro Eriksson (Uppsala, Suécia)
11h15 Debate | moderadores: António Araújo e José Davide
11h45 Pausa
12h00 Resseções pancreáticas para adenocarcinoma: quais os limites? | Philippe Bachellier (Strasbourg, França)
Sessão virtual a partir do Hospital Curry Cabral
13h00 Encerramento

Sobre o Cancro do Pâncreas:
O cancro do pâncreas é atualmente o sétimo tipo de cancro mais comum na Europa, representando já a quinta causa de morte oncológica no mundo, sendo responsável por cerca de 70 mil mortes por ano. A taxa de mortalidade do cancro pancreático na Europa ronda os 35 mil casos por ano, ou seja, a quarta causa de morte oncológica na Europa.

A incidência do cancro do pâncreas tende a aumentar com a idade e a grande maioria dos casos são diagnosticados após os 65 anos. A elevada taxa de mortalidade é justificada não só pela agressividade do cancro, mas também pelo diagnóstico tardio, uma vez que os sintomas surgem numa fase avançada da doença e nem sempre são sugestivos.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.