Ana Bola e Rui Mendes juntam-se a Júlio Isidro como embaixadores

Dia Mundial da Audição: Minisom junta-se à campanha global da OMS “Para ouvir para a vida, ouça com cuidado”

No Dia Mundial da Audição, a Minisom, uma marca Amplifon reforça o seu compromisso com o tratamento e prevenção da perda auditiva ao aderir à campanha global “Para ouvir para a vida, ouça com cuidado” da Organização Mundial da Saúde (OMS). No âmbito desta campanha, juntam-se a Júlio Isidro, embaixador da marca desde 2020, os atores Ana Bola e Rui Mendes, também eles utilizadores de aparelhos auditivos, para partilhar a sua experiência e promover uma maior consciencialização para a prevenção da perda auditiva.

Ao longo do corrente ano, a OMS vai focar-se na importância da audição segura como meio de manter uma boa audição ao longo da vida, realçando na mensagem que os cuidados auditivos – combinados com uma exposição mais segura a sons altos – podem mitigar o risco de desenvolver perda de audição. Por essas razões, a OMS apela aos governos, parceiros da indústria e sociedade civil para aumentar a conscientização e implementar padrões baseados em factos que promovam a audição segura.

“É com um enorme entusiasmo que nos associamos à campanha global da OMS e com muita satisfação que podemos contar com pessoas como a Ana Bola e o Rui Mendes, que em conjunto com o Júlio Isidro, amavelmente aceitaram dar voz ao tema. Mais do que ninguém, sabem como é viver com perda auditiva, como esta condicionava as suas vidas e como é tão importante realizar uma avaliação anual e não adiar a procura de uma solução.” comenta Pedro Alvarez, Diretor-Geral da Minisom. “Os distúrbios auditivos representam uma questão crucial para as pessoas em todo o mundo. Em Portugal, acreditamos que ações de apoio devem ser tomadas para sensibilizar as pessoas a cuidar da audição tanto quanto elas cuidam de qualquer outra patologia de saúde. Na Minisom temos o compromisso de fazer mais e melhor a cada dia, para permitir que as pessoas sintam a audição como uma prioridade que devem para sempre cuidar”.

Nesse sentido, ao longo deste ano, a Minisom irá promover, para além da avaliação auditiva gratuita que já implementou nos seus centros auditivos, diversas ações junto da população mais idosa, assim como alargar as mesmas a diferentes faixas etárias da população portuguesa, nomeadamente aos mais jovens, num esforço conjunto de sensibilizar para uma audição responsável desde cedo.

A OMS estima que, em 2050, 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo irão viver com algum grau de perda auditiva, enquanto 1,1 bilhão de jovens estão atualmente em risco de perda auditiva permanente ao ouvir música em volumes altos por períodos prolongados.

“Estarmos expostos de forma recorrente a um volume demasiado elevado coloca uma séria ameaça à saúde auditiva. O volume adequado é a chave para que, desde pequenos, possamos evitar um problema auditivo precoce. É urgente despertarmos para uma devida proteção auditiva de forma a combater este fator de risco, pois quão pior tratarmos a nossa audição atualmente, mais cedo viremos a sofrer de problemas de audição no futuro. E a perda de sensibilidade auditiva afeta gravemente a nossa qualidade de vida.”, salienta Pedro Alvarez, Diretor-Geral da Minisom. “Existem pequenos comportamentos que podemos adotar para proteger a nossa audição, como usar protetores auditivos durante concertos, ouvir música num volume mais baixo e realizar testes auditivos pelo menos uma vez por ano, em particular a partir dos 55 anos. Quando já não é possível evitar a perda auditiva, pode travar-se a sua evolução através da procura de ajuda especializada. Um diagnóstico, acompanhamento e reabilitação apropriados ajudarão a minimizar as consequências.”

Fonte: 
Taylor365
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Minisom