Dia da Faculdade celebrado com homenagem à comunidade académica no ano do bicentenário

A cerimónia teve como objetivo celebrar o compromisso da Faculdade com a excelência no ensino médico, reconhecendo publicamente os contributos notáveis da sua comunidade académica. O diretor da FMUL, João Eurico Cabral da Fonseca, ficou responsável pelo arranque, marcado por uma contextualização dos valores, missão e história da faculdade. “Pensamos nas comemorações ao longo de todo o ano, dando voz a vários aspetos. A faculdade alimenta, protege, incentiva, suporta e nunca atrapalha”, destacou.
O presidente da Associação de Estudantes da FMUL, Simão Ribeiro, também foi convidado a discursar, tendo reforçado o “simbolismo” da celebração. “Este Dia da Faculdade sempre foi um marco importante a que nos associamos enquanto alunos porque acredito que estamos num ambiente que só cresce se trabalharmos todos na mesma direção”, concluiu.
A sessão continuou com um agradecimento da presidente do Gulbenkian Institute for Molecular Medicine (GIMM), Maria Mota. “Esta data é sempre muito importante porque é o dia em que nos celebramos a todos, enquanto comunidade”, frisou.
O diretor clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), Rui Tato Marinho, relembrou o seu percurso naquele hospital e destacou o programa de doutoramento conjunto entre a FMUL e a ULSSM, “um projeto para parar e ter tempo de escrever”, descreveu.
O reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, encerrou a sessão de abertura dizendo que a “instituição vive da coragem e do medo de errar, corrigindo os erros para seguir em frente e melhorar”.
O momento foi seguido por uma intervenção de Victor Oliveira do livro “Arte e História na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”, publicado em 2022, sobre as temáticas da evolução da saúde em Portugal e a história da FMUL.
Durante a cerimónia, foram atribuídos vários prémios e distinções. O Prémio de Educação Médica da FMUL – Prof. Doutor João Gomes Pedro foi entregue ao Professor Doutor Patrício Aguiar, enquanto o Prémio de Mérito na Área Disciplinar foi atribuído à unidade de Trauma e Doente Crítico, representada pela Professora Doutora Susana Fernandes. Foram ainda atribuídas menções honrosas a docentes e áreas disciplinares que se destacaram no ano letivo de 2023/2024: Paulo Pina (Cuidados Paliativos), Inês Santos (Avaliação Nutricional), Joaquim Ferreira e Ricardo Fernandes (Decisão Terapêutica), e Rui Tato Marinho, Luís Mendes Pedro e Mariana Alves (Introdução à Clínica).
No âmbito do Prémio de Mérito Pedagógico, escolhido diretamente pelos alunos, foram distinguidos docentes dos diferentes anos do Mestrado Integrado em Medicina: Pedro Oliveira (1.º ano), Thomas Hanscheid (2.º ano), João Nave (3.º ano), Inês Chendo (4.º ano), Patrício Aguiar (4.º ano) e Susana Fernandes (5.º ano). Na Licenciatura em Ciências da Nutrição, foram distinguidos Nuno Santos (1.º ano), Telma Nogueira (2.º ano), Filipa Medeiros Almeida (3.º ano) e Inês Asseiceira (4.º ano).
O Programa Brilliant TFM premiou estudantes que alcançaram nota máxima (20 valores) e publicaram os seus trabalhos finais de mestrado em revistas científicas. Foram distinguidas: Anna Kashpor, Catarina Sofia de Freitas Lopes, Diana Sofia Rodrigues Feliciano, Juliana Filipa Fonseca Rochate, Mafalda Rita Avó Bacalhau, Maria Amélia Pereira Antunes e Maria João Mateus da Veiga Estibeiro.
O Prémio FMUL/CGD de Excelência foi entregue a Maria Joana Facha Loureiro de Brito (Ciclo de Estudos Básicos), Beatriz Anjo Santos Lima (Mestrado Integrado em Medicina) e Juliana Martins Monteiro (Licenciatura em Ciências da Nutrição).
Foram ainda entregues Diplomas de Mérito aos melhores alunos de cada ano dos cursos de Medicina e Ciências da Nutrição. No Mestrado Integrado em Medicina, destacaram-se: Valentim Ramalho Rodrigues, João Mota Oliveira, Maria Malta Coelho, Maria Garcia Farinha e Gonçalo Fulgêncio (1.º ano); Tomás Brôco, Pedro Patrício, Marta Herrero, Guilherme Gomes e Guilherme Gouveia (2.º ano); Lucas Mendes, Beatriz Graça, Maria Loureiro de Brito, Catarina Monteiro e Joana Oliveira (3.º ano); Beatriz Loures, Carolina Rodrigues, Miguel Dolores, João Temtem e João Ferreira (4.º ano); Inês Carvalho, Diogo Santos, Madalena Gil, Miguel Patrício e Maria Teles de Macedo (5.º ano); Juliana Rochate, Maria Antunes, Carolina Furtado, Catarina Lopes e Filipe Ramos (6.º ano). Na Licenciatura em Ciências da Nutrição, foram distinguidos: Clara Simões e Laura Pires (1.º ano); Joana Pires e Mariana Leitão (2.º ano); João Sebastião e Sandra Singh (3.º ano); Juliana Monteiro e Lara Tereso (4.º ano).
Esta cerimónia reafirmou o papel histórico e atual da FMUL no ensino da Medicina em Portugal, sendo uma demonstração clara da valorização do mérito, da dedicação e do compromisso com a excelência da educação médica no país.