Dados do mundo real mostram melhorias significativas e estabiliza função motora de de adultos com Atrofia Muscular Espinhal

“A decisão da EMA de incluir evidência de mundo real do tratamento em doentes adultos no RCM de nusinersen representa uma rara distinção, que reflete o contínuo compromisso da Biogen em providenciar aos médicos informação de alta qualidade para os apoiar na decisão terapêutica na Atrofia Muscular Espinhal”, refere Rita Lau Gomes, Diretora Médica da Biogen Portugal. “Estes dados fornecem mais confiança aos médicos em relação à efetividade e segurança de nusinersen para tratar indivíduos com Atrofia Muscular Espinhal, seja qual for a idade ou o estadio da própria doença.”
Os novos dados apresentados demonstram que o tratamento com nusinersen melhorou ou estabilizou a função motora, a função dos membros superiores e a marcha em alguns adultos com Atrofia Muscular Espinhal com início tardio (nomeadamente com SMA tipo 2 e 3). Os resultados de segurança nesta coorte de adultos foram consistentes com o perfil conhecido de nusinersen e com as comorbilidades associadas à doença subjacente. A efetividade de nusinersen em adultos é ainda demonstrada por uma meta-análise independente recentemente publicada, e que concluiu que a melhoria da função motora pode ser observada numa ampla faixa de indivíduos com Atrofia Muscular Espinhal tipo 2 e tipo 3 durante um período de observação de 10 a 14 meses.
Adicionalmente, a nova atualização do RCM inclui algumas orientações para os médicos prescritores de como ajustar o esquema posológico de nusinersen no caso de um doente falhar ou precisar de adiar o tratamento devido ao impacto da COVID-19 ou outras circunstâncias. Nos últimos dois anos, a pandemia causada pela COVID-19 interferiu nos tratamentos previstos para alguns doentes com Atrofia Muscular Espinhal quando os hospitais tiveram de alterar alguns dos seus protocolos e procedimentos.
Nesse sentido, a EMA aprovou informação adicional no RCM indicando que, se um doente falhar uma dose de carga ou de manutenção de nusinersen, o esquema posológico deve ser ajustado para restaurar os níveis do medicamento para os esperados caso não houvesse interrupção do tratamento.
A EMA aprovou ainda a remoção do triângulo preto invertido da rotulagem de nusinersen, em linha com outros medicamentos que demonstraram dados de segurança consistentes ao longo de cinco anos.