Uma parceria com a APPDA

CUF forma 2500 colaboradores em Atendimento Inclusivo até 2028

A CUF terá 2500 colaboradores capacitados em Atendimento Inclusivo até ao final de 2028, em resultado de uma formação em parceria com a APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Com esta parceria, a CUF pretende capacitar os seus profissionais para melhor receber as pessoas com necessidades de atendimento diferenciadas que procuram os cuidados da rede CUF.

Quando se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, hoje, dia 3 de dezembro, a CUF anuncia esta parceria com a APPDA, que deu os primeiros passos no último trimestre deste ano, sendo formados perto de 100 colaboradores até ao final de 2024. Ao longo dos próximos quatro anos, a formação irá abranger mais 600 colaboradores por ano, alcançando a meta de 2500 colaboradores das várias unidades da rede CUF formados em Atendimento Inclusivo até ao final de 2028.

A formação em Atendimento Inclusivo destina-se essencialmente aos profissionais com relação direta com o cliente e pretende desenvolver competências para uma relação inclusiva, informada e eficaz no atendimento, acolhimento e encaminhamento das pessoas com necessidades específicas que procuram cuidados de saúde na rede CUF. 

Neste programa formativo, serão abordados os conceitos e as tipologias da deficiência e necessidades especiais, a importância da empatia e da compreensão no atendimento inclusivo e ainda o reconhecimento e atuação perante sinais de desconforto. A formação inclui também um módulo sobre estratégias de comunicação, que integra comunicação adaptativa para deficiências específicas (auditiva, visual, neurodivergente e motora) e, finalmente, um módulo sobre aspetos legais e éticos.

“Para a CUF, é muito importante que todos se sintam respeitados e valorizados independentemente das suas circunstâncias quando necessitam de cuidados de saúde. Esta parceria com a APPDA foi, para nós, um passo natural, mas também necessário para que possamos capacitar os nossos profissionais a prestar um serviço de qualidade cada vez mais personalizado e centrado nas necessidades de quem nos procura”, considera a Diretora de Cidadania Empresarial da CUF, Mariana Ribeiro Ferreira.

No âmbito da sua estratégia, a CUF integra a preocupação com um atendimento humano e personalizado, pretendendo consolidar este compromisso através do robustecimento de uma relação de inclusão mais eficaz e reconhecida pelas pessoas com necessidades específicas que confiam a sua saúde à rede CUF. 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da Resolução 47/3, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 1992. 

Fonte: 
CUF
Nota: 
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