Congresso Nacional da APFH discute o futuro da Farmácia Hospitalar
Manuela Sousa, Presidente da Comissão Organizadora, a destaca a importância deste encontro, salientando que “serão três dias de troca de experiências e conhecimentos, apresentação dos melhores trabalhos científicos desenvolvidos, mas também de (re)encontros entre colegas”.
Entre os temas centrais do Congresso, estará o debate sobre o impacto das alterações climáticas e das migrações nas doenças emergentes, a gestão de dados em saúde e as barreiras à inovação terapêutica. A humanização da Farmácia Hospitalar também será abordada, especialmente no contexto do crescente uso de tecnologias inovadoras, refletindo a adaptação do setor às novas realidades.
Outro tópico que vai estar em discussão é a especialização do Farmacêutico Hospitalar e o seu papel na transformação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). "Vamos discutir os prós e contras da subespecialização do Farmacêutico Hospitalar e o impacto que isso pode ter na melhoria da prestação de cuidados de saúde", explica Manuela Sousa.
No último dia do Congresso, vão-se realizar três workshops, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico-científico dos Farmacêuticos Hospitalares e Residentes, oferecendo uma oportunidade prática para o desenvolvimento de competências essenciais na prática farmacêutica.
Para Patrícia Cavaco, Presidente da Direção da APFH, “a realização deste evento é fundamental para o desenvolvimento contínuo da carreira do Farmacêutico Hospitalar, pois oferece uma oportunidade única de atualização científica e de networking entre profissionais”. “Aqui, os Farmacêuticos Hospitalares podem partilhar experiências, adquirir novos conhecimentos e, sobretudo, refletir sobre os desafios e oportunidades que moldarão o futuro da Farmácia Hospitalar. Esta é uma oportunidade ímpar de crescimento e inovação", conclui.