Conferência debate sustentabilidade e futuro da saúde em Portugal
A sustentabilidade do SNS e o papel da inovação e da investigação clínica no futuro da saúde são outros dos temas a abordar nesta iniciativa, que decorrerá no dia 4 de junho pelas 09h30, o Centro Cultural de Belém e que contará com a presença, na sessão de encerramento, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão de abertura deverá contar com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Pedro Simões Coelho, presidente do Conselho Científico da NOVA Information Management School (NOVA IMS), apresentará os resultados do Índice de Saúde Sustentável, que todos os anos avalia a sustentabilidade do SNS, olhando para indicadores como a atividade, a despesa, a dívida e a qualidade (técnica e percecionada). A Pedro Simões Coelho, para discussão dos resultados do estudo, juntar-se-ão Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, e Eurico Castro Alves, ex-Secretário de Estado da Saúde, recentemente nomeado para liderar a equipa responsável pela elaboração do Plano de Emergência do SNS.
“Construindo o Futuro da Saúde: inovação e investigação clínica” será o mote para o segundo painel, onde participam Rui Ivo, presidente do Infarmed, João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e Elsa Frazão Mateus, presidente da European Patients' Academy on Therapeutic Innovation Portugal (EUPATI).
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.