Promovido pela Novamente, associação de ajuda a vítimas de traumatismos crânio-encefálicos

Conferência aborda a Saúde Mental como um Desafio para Pessoas com Deficiência Adquirida

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala no próximo dia 10 de outubro, a Novamente, associação sem fins lucrativos que se constituiu com o objetivo de prestar um melhor apoio às vítimas de Traumatismo Crânio Encefálico e às suas famílias, organiza um debate em torno da Saúde Mental na Pessoa com Deficiência Adquirida.

A Conferência realiza-se no próximo dia 9 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 14h30 e conta com a participação de oradores reconhecidos pelo trabalho desenvolvido na área da saúde mental, nomeadamente nas especialidades de psiquiatria e neuropsiquiatria.

Do painel de debate farão assim parte, Margarida Neto, Médica psiquiatra na Casa de Saúde do Telhal, Tomás Teotónio, consultor neuropsiquiatra no St. George’s University Hospitals NHS Foundation Trust, assim como testemunhos de pessoas com traumatismo e familiares.

Para Vera Bonvalot, Presidente da Novamente, “Este congresso sobre saúde mental em pessoas com deficiência adquirida visa constituir uma oportunidade única para discutir um conjunto de tópicos relevantes para a reabilitação holística destas pessoas”. E acrescenta que “a saúde mental desempenha um papel fundamental na qualidade de vida e na recuperação de indivíduos que enfrentam deficiências adquiridas”

A iniciativa irá abordar entre outros, aspetos sobre como lidar emocionalmente com a aquisição de uma deficiência, quais os desafios psicológicos comuns e como a saúde mental pode afetar a recuperação, que tipo de intervenções são eficazes para lidar com problemas como depressão, ansiedade e estresse pós-traumático, assim como o papel da família, dos amigos e da comunidade, um importante apoio psicossocial.

 

 

Fonte: 
Associação Novamente
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Novamente