20 de janeiro

“Como contrariar a escassez de órgãos” em debate nas Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos

Vão ter lugar próximo dia 20 de janeiro de 2023, no Hotel Vila Galé, em Coimbra, as “Jornadas Nacionais de Doação de Órgãos”, subordinadas ao tema “Como contrariar a escassez de órgãos”.

A crescente necessidade de órgãos para transplantação mantém este tema na atualidade técnico-científica e consequentemente, torna-se necessária a mobilização de toda a sociedade para que este incomensurável benefício da medicina possa ser usufruído por um conjunto cada vez mais alargado de cidadãos que precisam de um órgão para viver.

Ao debater esta tão premente temática, pretende-se não só promover a discussão e a participação de todos os profissionais que, no nosso País, estão envolvidos na atividade de doação, como se ambiciona dar um contributo e lançar eventuais desafios para que o aumento da transplantação de órgãos possa ser uma realidade em Portugal.

Estas Jornadas Nacionais de Doação contam com a participação de diversos especialistas que trazem à discussão e reflexão grandes temas como: “Sem doação não há transplantação”, “Como contrariar a escassez de órgãos”, “A doação em paragem circulatória controlada”.

No dia 19 de janeiro, realizar-se-á o curso de “Identificação e Manutenção de Dadores em Morte por Critérios Neurológicos” como complemento deste evento. O Serviço de Medicina Intensiva e o Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra colaboram na organização destas Jornadas.

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay