Novo Projeto CT-Luso visa capacitação de profissionais nas áreas da ética, regulamentação, investigação biomédica e ensaios clínicos

Comissão Europeia financia projeto para promover ensaios clínicos nos países africanos lusófonos

A sessão de lançamento do novo projeto CT-Luso realiza-se, esta quinta-feira, dia 4 de abril, no Hotel Radisson Blu, em Maputo, com transmissão em direto para todos os países parceiros. O evento marca o arranque oficial e constitui uma oportunidade para alinhar objetivos e expectativas, consolidar planos de ação, reiterar compromissos e metas delineadas. A coordenação do CT-Luso está a cargo da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal e a Responsabilidade Científica é do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique.

O projeto, aprovado e financiado pela Comissão Europeia através do Programa EDCTP3 - Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos, engloba Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. O objetivo é capacitar profissionais para a realização de ensaios clínicos, no mais estrito cumprimento das boas práticas biomédicas internacionais, tendo presente o impacto, direto e indireto, no desenvolvimento dos países envolvidos.

A iniciativa vem dar continuidade ao projeto desenvolvido entre 2018 e 2022 – BERC-Luso, Projeto de Capacitação Ética e Regulamentar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, aprovado e financiado pelo Programa EDCTP2.

 
Fonte: 
Ordem dos Farmacêuticos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock