Primeiro tratamento oral contra a Covid-19

Com o aumento de casos, Estados Unidos aprovam tratamento oral contra a Covid-19

Os Estados Unidos autorizaram o primeiro tratamento oral contra a Covid-19, fabricado pela Pfizer, numa altura em que a variante Ómicron levou a um aumento exponencial de infeções no país. A Food and Drug Administration (FDA), a entidade reguladora norte-americana, anunciou esta quarta-feira a autorização de emergência do medicamento da Pfizer, que também foi aprovada este mês pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) ainda que não oficialmente.

Em comunicado, a FDA especificou que este medicamento pode ser usado para tratar casos moderados de coronavírus em adultos e crianças com menos de 12 anos com peso de pelo menos 40 quilogramas e que têm condições prévias, como obesidade ou problemas cardíacos, em risco de serem hospitalizados.

O medicamento da Pfizer é o primeiro tratamento oral anti-Covid que os americanos poderão tomar em casa e espera-se que se torne uma ferramenta crucial contra a pandemia, numa altura em que os casos dispararam graças à variante Ómicron. Até agora, todos os tratamentos americanos para a doença foram administrados por via intravenosa.

O fármaco em questão, que será vendido sob o nome de Paxlovide, só pode ser adquirido com receita médica e os doentes devem tomá-lo assim que souberem que têm a doença, no máximo nos primeiros cinco dias em que apresentaram sintomas, refere a FDA no seu comunicado.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock