Clinical Escape Game “Patient Getaway” em estreia no Update em Medicina 2022
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/getaway.png?itok=SRTA9rhB)
O escape room é um “jogo” onde um grupo de jogadores fica preso numa sala e só sai quando resolve o enigma antes de um determinado período de tempo. Aliando a formação a este conceito, a Nobox, em conjunto com a UpHill - duas start-ups portuguesas especializadas na formação na área da saúde e em software de análise de qualidade e treino avançado para hospitais, respetivamente -, desenharam o Hospital Getaway - Clinical Escape Game, um jogo desenhado por médicos e para treino de médicos em diferentes competências. Uma experiência totalmente imersiva no mundo clínico, que decorre ao longo de todo o ano no Centro de Simulação do Hospital da Luz Learning Health, em Lisboa.
A Pfizer desafiou a Nobox, para em conjunto com a Uphill e Hospital da Luz Learning Health, desenvolver uma versão personalizada e móvel desse conceito - o Patient Getaway – que vai estar presente, pela primeira vez, na 15.ª edição do Congresso Update em Medicina 2022, nos dias 5, 6 e 7 de maio, entre as 10h00 e as 18h30, em Albufeira, no Algarve. “A Comissão Organizadora do Update em Medicina proporciona aos congressistas, mais uma vez, uma edição com vários cursos e sessões temáticas de elevado valor científico em diversas áreas da Medicina, sendo o Patient Getaway mais um formato inovador e com uma componente prática muito procurada pelos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF)”, avança Ana Raquel Marques, médica especialista de MGF, que preside à 15.ª edição deste Congresso.
Diogo Silva, médico de Saúde Pública e fundador da Nobox explica que “nesta versão, não são os doentes que procuram o médico no consultório, mas é a equipa de médicos que vai prestar apoio domiciliário aos doentes. Neste caso, trata-se de um doente resistente e difícil de acompanhar e o objetivo será sair a tempo com um plano útil e direcionado para o doente”.
Neste sentido, durante 30 minutos, cada equipa entre 3 a 4 elementos põe à prova as suas competências e raciocínio clínico (como a avaliação clínica, a prescrição, a interpretação de exames de diagnóstico e as propostas terapêuticas), mas também as competências comportamentais (comunicação, delegação, gestão de conflitos ou desenvolvimento de confiança entre os elementos da equipa), ultrapassando os diversos desafios e enigmas que vão aparecendo sobre a área terapêutica em foco, ainda por revelar.
“No final de cada sessão, os “jogadores” recebem feedback, onde é feita uma análise da prestação de cada membro da equipa e são dados os insights para a melhoria de algumas competências e comportamentos fulcrais para a prática diária em saúde”, acrescenta Diogo Silva.
Paulo Teixeira, Diretor Geral da Pfizer em Portugal, salienta que “desafiámos a Nobox a desenvolver uma versão móvel de uma formação inovadora e muito promissora. O desafio foi aceite e a estreia será no Congresso Update em Medicina. Estamos muito satisfeitos por colaborar com uma organização tão conceituada como o Update em Medicina, inaugurando um modelo nunca antes experimentado pelos profissionais de saúde para treino de competências clínicas e comportamentais”.