O espaço funciona na Clínica Médica do Porto e em regime de teleconsultas

Clínica Médica do Porto abre Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental

Consulta em crianças, adolescentes, adultos e adultos mais velhos, perturbações da ansiedade, pânico, depressão, processos de luto, neuropsicologia, consulta da gravidez e transição para a parentalidade são, entre outras, algumas das áreas da atuação do recém-inaugurado Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental da OPFC – Clínica Médica do Porto.

Com o apoio de uma equipa multidisciplinar, o Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental conta com a coordenação do Psicólogo Clínico, João Fernando Martins que considera que este é “um centro que se espera de excelência, com uma equipa de Psicólogos especializados na área clínica e da saúde, dotada de experiência e foco no acompanhamento clínico individual nos ramos da intervenção psicológica estruturada, intervenção em situações de crise e na promoção psicoeducativa do bem-estar psicológico”.

Este é um centro que, apostando no bem-estar do individuo, procura combater o estigma associado aos serviços de saúde mental, uma área que tem sido cada vez mais procurada numa perspetiva de prevenção e manutenção do equilíbrio emocional e psicológico. “A nível mundial, a figura do Psicólogo tem surgido com cada vez mais aceitação, compreendendo a sociedade que a atuação de um profissional destes não se limita apenas à sua intervenção na presença de uma perturbação mental, mas também na melhoria do seu bem-estar diário, de carácter preventivo, com vista a atuar antes do surgimento de perturbação, identificando e trabalhando trajetórias negativas que motivam o indivíduo a procurar ajuda mais cedo”, acrescenta o especialista.

Com uma clara aposta na formação de profissionais de saúde e de recursos humanos, o Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental irá, ainda, ministrar sessões de formação de caracter psicoeducativo e para o desenvolvimento de competências Socio-Emocionais, quer em contexto laboral/empresarial, quer para o público em geral. Incindindo em áreas como a gestão de stress, a gestão emocional, comunicação interpares, controlo de conflitos, gestão de tempo e estratégias de comunicação persuasiva, entre outras, a oferta formativa procura dar resposta a um problema que é cada vez mais comum na sociedade e que tende a agravar-se com a instabilidade socioeconómica que se vive em todo mundo.

No contexto empresarial, para o coordenador de Centro de Bem-Estar Psicológico e Saúde Mental “não há dúvida que o bem-estar psicológico individual influencia a saúde das empresas. A instabilidade psicológica e emocional, relacionada por exemplo com problemas pessoais é algo que afeta não só o individuo como também todo o ambiente que o envolve, onde incluímos o familiar e laboral, gerando ansiedade, dificuldades no seu desempenho, nos relacionamentos e na gestão de eventuais conflitos”.

Segundo dados da Ordem dos Psicólogos, os problemas psicológicos e a consequente perda de produtividade a eles associados estão na origem de avultadas perdas económicas para as empresas, na ordem dos 3,2 mil milhões de euros por ano, o que, no entender de João Fernando Martins, reforça a importância dos serviços de saúde mental não só num momento pós desenvolvimento da perturbação, mas também numa perspetiva de prevenção, procurando mitigar potenciais danos psicológicos que possam vir a surgir.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock