Prémio Maria de Sousa - promovido pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL

Cinco jovens investigadoras premiadas na área das ciências da saúde

O Prémio Maria de Sousa distinguiu Carina Soares-Cunha (ICVS – U.Minho), Sandra Tavares (i3S – U.Porto), Ana Melo (IST – ID), Ana Rita Cruz (Champalimaud Research/Systems Oncology) e Daniela Rodrigues (CIAS – U.Coimbra), cinco jovens cientistas com projetos de investigação nas áreas das neurociências, cancro, doenças degenerativas e impacto da experiência sensorial dos espaços urbanos na saúde.

Na segunda edição, o Prémio Maria de Sousa, distingue cinco projetos, com o valor de até 30 mil euros cada, num total de até 150 mil euros. Os vencedores foram escolhidos por um Júri liderado pelo neurocientista Rui Costa, presidente e diretor executivo do Allen Institute, nos EUA.

Lançado em 2020, em homenagem à imunologista e grande investigadora Maria de Sousa, o prémio destina-se a investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, com projetos de investigação na área das ciências da saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num centro internacional de excelência.

Na primeira edição, em 2021, foram premiados trabalhos de investigação em doenças cardiovasculares, cancro, doença do sono e funcionamento celular.

Os vencedores do Prémio Maria de Sousa 2ª edição – 2022 serão distinguidos na cerimónia que terá lugar no dia 14 de novembro de 2022, às 18:00, no Teatro Thalia, em Lisboa, e será realizada em formato híbrido, para que todos possam assistir online. O evento será presidido pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Fonte: 
BA&N Communications Consultancy
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock