Suzana Herculano-Houzel

Cientista premiada que descobriu o número de neurónios do cérebro humano está em Portugal

A Professora Suzana Herculano-Houzel (Vanderbilt University, USA), a convite do Ispa – Instituto Universitário, está em Portugal para uma conferência focada no tema From a demand-based to a supply-limited view of brain energetics, na qual apresenta evidências sobre a função cerebral e sua evolução. Esta palestra, em formato de aula aberta, irá realizar-se quarta-feira, dia 19 de outubro.

A neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel é conhecida pela quantificação do número de neurónios do cérebro humano. Foi a primeira cientista a determinar que o cérebro humano tem cerca de 86 mil milhões de neurónios e não 100 mil milhões como se julgava. Do seu trabalho de investigação destaca-se ainda a evidência de que foi a invenção dos alimentos cozinhados pelos nossos antepassados que permitiu aos seres humanos desenvolverem um cérebro maior que o dos primatas, uma vez que os alimentos cozidos produzem mais energia metabólica.

Professora universitária e bióloga, escreve artigos científicos, alguns premiados, e é autora dos livros A Vantagem Humana (2016) e Fique de Bem com seu Cérebro (2007), entre outros seis títulos generalistas publicados em português, sobre neurociência e vida quotidiana, com mais de 80.000 exemplares vendidos.

Esta iniciativa surge no âmbito dos cursos de Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais e Mestrado em Neuropsicologia do Ispa– Instituto Universitário, que integram a conferência nas suas atividades letivas.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Jorge Bispo