CHULC já realizou 30 cirurgias Robóticas Torácicas
As cirurgias, que decorreram no Bloco Operatório do CHULC-Hospital de Curry Cabral, incluíram diferentes tipos de procedimentos para o tratamento do cancro do pulmão (lobectomias e segmentectomias), bem como para o tratamento de outras doenças malignas (timomas) e benignas de outros compartimentos do tórax, e ainda correção de uma hérnia diafragmática, contando 88 anos o doente operado mais idoso.
Como descrito na literatura internacional, esta série demonstra que a RATS permite a realização de forma segura e precisa de múltiplas cirurgias torácicas. A utilização do robô garante, na maioria dos casos, um menor tempo de internamento (em média inferior a 48 horas) com uma melhoria do controlo da dor no pós-operatório imediato.
A equipa tem, atualmente, dois cirurgiões de consola certificados e dois outros clínicos certificados como cirurgiões ajudantes, sendo que o objetivo passa agora pela realização de cirurgias com grau de complexidade progressivamente maior, enquanto mais cirurgiões se tornam autónomos nesta técnica, aumentando assim o número de intervenções realizadas.
Destaca-se, ainda, o apoio de profissionais com muita experiência na área, como Fernando Martelo (Hospital da Luz, Lisboa), Ana Ureña (Hospital Universitari de Bellvitge, Barcelona) e Laura Romero (Hospital Vall d´Hebron, Barcelona), além da participação da equipa de anestesia do CHULC-Hospital de Santa Marta, rotinada na abordagem destes doentes e da equipa de enfermagem do CHULC-Hospital de Curry Cabral, com experiência firmada nas múltiplas áreas da cirurgia robótica.
A evolução tecnológica tem permitido oferecer aos doentes abordagens cada vez menos invasivas para as intervenções cirúrgicas necessárias para a cura, diagnostico e paliação de múltiplas patologias do foro torácico.