CHUC reconhecido pela Federação Internacional de Hospitais

Este trabalho do CHUC apresenta práticas inovadoras para dar resposta a questões de logística criadas pela pandemia da Covid-19, que podem também ser aproveitadas para abraçar novas e transformadoras formas de gestão que vão claramente contribuir para a prestação de melhores cuidados de saúde, com respostas mais céleres e eficazes.
O CHUC é um dos maiores hospitais do país, distribuído por seis polos hospitalares com 1.700 leitos o que constituiu um desafio acrescido durante a pandemia da Covid-19, já que era necessário avaliar e gerir com sucesso todas as necessidades de materiais do CHUC em "tempo real", a fim de adquirir e alocar equipamentos vitais, medicamentos e outros consumíveis, em resposta a um ambiente de provimento incrivelmente dinâmico, como foi o da pandemia provocada pelo SARS_Cov2.
A principal tarefa do Serviço de Aprovisionamento do CHUC foi a de estabelecer uma “unidade de comando” central, que funcionou como centro nervoso em quatro áreas: produtos farmacêuticos, equipamentos e serviços, consumíveis e logística. A unidade foi composta por quatro coordenadores, um de cada setor, bem como por especialistas em diversas áreas desde a área médica, logística, informática, gestão de crise, por forma a ter uma envolvência de todos os setores do hospital, melhorando assim a comunicação e a gestão das necessidades do hospital, em "tempo real". A criação desta unidade permitiu operacionalizar e colocar no terreno uma estratégia bem delineada que possibilitou identificar e mitigar rapidamente ameaças operacionais.
O levantamento das necessidades de equipamentos, tecnologias necessárias para dar resposta à Covid-19, medicamentos, kits de teste e reagentes, foi feito com recurso a cadeias de abastecimento tradicionais e não tradicionais, tendo-se recorrido, inclusive, à produção interna de materiais de proteção para os profissionais de saúde com a compra de matéria-prima adequada para os equipamentos e manufaturação pelas próprias costureiras do hospital, com a finalidade de dar uma resposta eficaz à pandemia.
De acordo com o centro Hospitalar “constatou-se a necessidade de encetar consultas formais e informais aos mercados, face à escassez mundial que se verificou, tendo existido também propostas comerciais espontâneas de vários fabricantes e fornecedores, alguns dos quais adaptaram os seus negócios às necessidades decorrentes da procura manifestada pelas organizações de saúde”.
Por outro lado, foi criada uma Comissão de Doações, gerida por equipa própria em coordenação com o departamento de compras e logística do CHUC.
A tomada de decisões rápidas, a mobilização de equipas, a capacitação de profissionais para garantir os melhores cuidados aos pacientes, conduziu a que os hospitais fossem forçados a mudar radicalmente em curtos períodos de tempo.
Embora o principal incentivador para as mudanças tenha sido a necessidade urgente de controlar a infeção por Covid-19, as mudanças ocorreram em todos os níveis, incorporando mesmo o redesenhar dos serviços, novos modelos de atuação e comunicação, com profundas implicações tanto para as equipas como para os utentes.
De acordo com o centro hospitalar “a pandemia da Covid-19 colocou à prova as organizações de saúde e veio acelerar as transformações na área da saúde a um ritmo nunca antes vivido”.