Tratamento da acalásia

CHUC realiza a primeira Miotomia Endoscópica

O Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou recentemente, dia 13 de janeiro, o primeiro tratamento por endoscopia digestiva a um doente com acalásia (Peroral Endoscopic Myotomy - POEM).

A acalásia é uma doença que afeta o aparelho digestivo não permitindo a deglutição dos alimentos o que leva a grande desconforto e redução da qualidade vida dos portadores desta patologia. Esta situação ocorre porque o esófago está afetado e não permite que os alimentos cheguem com facilidade ao estômago.

Com esta técnica, em que, por via endoscópica, se procede à realização da miotomia no esfíncter esofágico inferior, é possível alcançar bons resultados na resolução da sintomatologia disfágica que os doentes portadores desta patologia apresentam.

A introdução da miotomia endoscópica no CHUC para tratamento da acalásia “é, seguramente, um importante progresso na panóplia de serviços de endoscopia avançada a juntar aos que temos disponíveis no Serviço de Gastrenterologia do CHUC”, refere Pedro Narra Figueiredo, Diretor do Serviço.

Pedro Narra Figueiredo dá também nota da mais-valia que esta abordagem representa para o doente, uma vez que “existindo vários tratamentos disponíveis que levavam a um alívio temporário dos sintomas, o tratamento definitivo implicava uma intervenção cirúrgica. Com a introdução desta técnica no nosso hospital, é possível tratar os doentes por via oral sem incisões, evitando a intervenção cirúrgica e reduzindo significativamente o tempo de permanência hospitalar. Esta técnica passa, assim, a estar disponível para o tratamento dos doentes com acalásia não apenas da região centro, mas também de outras zonas do país.”

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)