TAC

CHUC investe 450 mil euros na atualização tecnológica do hospital geral

Investimento contou com obras de remodelação no Serviço de Imagem Médica e com a aquisição de um equipamento de TAC de alta resolução.

Em comunicado de imprensa, O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) faz saber que equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) existente no polo Hospital Geral (HG), que “datava de 2005”, foi substituído “por um que permite aquisição simultânea de 128 cortes. Trata-se de um modelo moderno que permite obtenção de imagens sub-milimétricas, de alta resolução e que dispõe dos novos algorítmos de reconstrução para uma utilização com baixa dose de radiação”.

De acordo com o CHUC, “este upgrade insere-se na estratégia de atualização tecnológica do Hospital Geral e para tal, o Serviço de Imagem Médica sofreu obras de remodelação cujo investimento do equipamento de TAC e obras do serviço orçou em mais de 270.000€”. Apesar da remodelação, o centro hospitalar sublinha que “durante todo este período” manteve a atividade em todas as técnicas existentes, inclusive, na TAC.

“Estas obras vieram não só simplificar o acesso às salas de exames com melhor identificação, como garantir a separação de circuitos de doentes infetados e não infetados”, pode ler-se em comunicado.

O fácil acesso a doentes internados é particularmente crítico em contexto pandémico sobretudo numa altura em que este polo Hospitalar passou a ser referência para o tratamento de doentes infetados com Covid-19.

Esta aquisição deu seguimento à atualização tecnológica do sistema de Ressonância Magnética existente no Hospital Geral, efetuada no ano passado, “o que conjugado com a modernização do respetivo sistema de refrigeração, optimizou a sua utilização, num investimento superior a 180.000€”.

De acordo com o centro hospitalar, “estes investimentos perspetivam uma atividade do Serviço de Imagem Médica do CHUC no polo HG, com tecnologia atualizada para a próxima década”.

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)