Urgências hospitalares

CHUC faz balanço e apela a que os cidadãos recorram "parcimoniosamente aos serviços de urgência"

Nos últimos dois meses, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) suporta o encerramento dos serviços de urgências de vários hospitais periféricos. No dia 11 de dezembro, o CHUC ativou o seu Plano de Contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno. Desde este dia, os Serviços de Urgência do CHUC admitiram 14.008 casos.

Segundo o Centro Hospitalar, têm sido atendidos "não apenas doentes da região Centro, mas de várias regiões do País com limitações conhecidas".

Entre os dias 23 e 29 de dezembro, verificou-se uma elevada afluência de doentes aos Serviços de Urgência do CHUC. Neste período, o CHUC teve 5.489 admissões aos serviços de urgência, tendo ocorrido um pico como esperado, no dia 26 de Dezembro, com 987 admissões.

Entre as medidas implementadas, destaca-se a articulação com unidades dos cuidados de saúde primários com a disponibilização de consulta aberta nas regiões dos ACeS do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte, incluindo a cidade de Coimbra. Esta medida foi acompanhada pela divulgação nos órgãos de comunicação social dos horários de funcionamento das consultas abertas nos centros de saúde, através da campanha “ACHA QUE É MELHOR IR ÀS URGÊNCIAS?”.

No dia 26 de dezembro, as unidades de cuidados de saúde primários da cidade de Coimbra, atenderam 261 doentes. "Neste dia, a resposta na cidade de Coimbra, totalizou 1.248 atendimentos. Sem o apoio das equipas de cuidados de saúde primários, a resposta hospitalar estaria claramente comprometida", pode ler-se na nota de imprensa. 

No dia 28 de dezembro, "face à elevada procura dos Serviços de Urgência e previsível aumento de episódios do foro traumático durante a passagem de ano, o CHUC tomou um conjunto de medidas adicionais comunicadas em 27 de dezembro".

A capacidade de resposta demonstrada pelo Serviço Nacional de Saúde em Coimbra "deve-se ao desempenho e dedicação inexcedíveis dos seus profissionais de saúde e da colaboração entre as diferentes unidades de saúde. Não podemos deixar de destacar o papel das unidades de cuidados de saúde primários que, de forma articulada, são chaves importantes nesta resposta", destaca o CHUC em comunicado. 

Tal como no fim-de-semana prolongado anterior, existem várias respostas alternativas aos serviços de urgência hospitalar disponíveis na grande região de Coimbra. "Os horários e locais de funcionamento encontram-se disponíveis através da linha de saúde 24, na comunicação social regional e através das redes sociais. Sabemos que o corrente fim-de-semana colocará à prova a capacidade de resposta dos nossos serviços e das nossas equipa", sublinha o Centro Hospitalar. 

Em comunicado de imprensa, o CHUC apela que sejam "seguidas as recomendações da Direção-Geral da Saúde para as temperaturas frias, ser utilizada a linha saúde 24, as unidades de cuidados de saúde primários, e recorrer parcimoniosamente aos serviços de urgência". 

"Em circunstâncias difíceis, cada profissional que exerce funções no serviço de urgência merece o nosso reconhecimento e louvor coletivo. Cada cidadão pode apoiar o esforço destes profissionais e é responsável pela qualidade da resposta dos serviços de saúde, através da utilização adequada dos mesmos", afirma. 

Segundo o CHUC, "a alta prevalência de episódios de serviços de urgência inadequados diminui a satisfação do doente e reduz a qualidade do atendimento com tempos de espera e diagnósticos ou tratamentos tardios, e afeta negativamente os profissionais de saúde".

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
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