Dia Internacional da Epilepsia assinala-se a 13 de fevereiro

CHUC e DC-LPCE promovem ações de sensibilização para a Epilepsia

Celebra-se no dia 13 de fevereiro, o Dia Internacional da Epilepsia, uma iniciativa conjunta da International Bureau for Epilepsy (IBE) e International League Against Epilepsy (ILAE), efeméride a que se associam, à semelhança de anos anteriores, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) através do Serviço de Neurologia e do Centro de Referência de Epilepsia Refratária e a Delegação do Centro da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (DC-LPCE), cujo evento tem como mote promover uma maior consciencialização sobre esta doença neurológica crónica que só em Portugal afeta sensivelmente 50 a 60 mil pessoas.

Este ano o foco recai sobre o estigma experienciado pelas pessoas com epilepsia e o propósito das várias iniciativas planeadas é chegar mais perto da comunidade e sensibilizá-la para esta doença. Por isso, o CHUC e a DC-LPCE aproveitam esta data para contribuir para uma melhor literacia em saúde da nossa comunidade. Só promovendo um melhor conhecimento desta patologia e a desconstrução dos vários mitos a ela associados, será possível ultrapassar o preconceito tão enraizado, ainda, na nossa sociedade em relação às pessoas com epilepsia.

Uma das iniciativas é a campanha “50 milhões de passos pela epilepsia” (https://50millionsteps.org/),i cujo objetivo é dar um passo por cada pessoa com epilepsia no mundo, como forma de sensibilizar e alertar para os problemas que as pessoas com epilepsia, seus familiares e cuidadores enfrentam.

Para que esta iniciativa alcance o seu propósito e seja um sucesso a nível internacional, queremos exortar a comunidade a participar enviando, até ao dia 6 de fevereiro, uma fotografia a correr ou a andar usando roupa ou acessório roxo (cor tradicionalmente associada à epilepsia) para o endereço de email: [email protected] ou [email protected] .

 

 

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.