3 a 9 de outubro

CHUC Comemora a Semana Nacional de Aleitamento Materno

A Semana Nacional do Aleitamento Materno, que se assinala de 3 a 9 de outubro, é uma iniciativa promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo.

O serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra associa-se a estas comemorações, unindo esforços para aumentar a consciencialização sobre a importância do aleitamento materno, através da entrega aos pais de um marcador de livro com a explicação do significado do Laço Dourado- Símbolo da Amamentação.

Com este tipo de iniciativas assegura-se que mães e suas famílias sejam incentivadas, envolvidas e apoiadas de uma forma mais próxima, adequada e eficaz para favorecer o estabelecimento bem-sucedido da amamentação e obter ganhos em saúde na vida das crianças, das mães, das famílias e da sociedade como um todo. Esta responsabilidade é ainda mais acrescida quando envolve recém-nascidos pré-termo internados em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.

O lema da campanha deste ano é “Fortalecer a amamentação – educando e apoiando”. Este é um desiderato que convoca os países a concentrarem esforços para melhorar as práticas de amamentação, fortalecendo a criação e sustentação de ambientes favoráveis à amamentação para as famílias em todo o mundo, no sentido de concorrer para uma população mais saudável, uma vez que ainda se constata que, globalmente, os países têm um longo caminho a percorrer neste domínio, para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

 

 

 

 

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock