Dia 02 de abril

CHUC assinala Dia Nacional do Doente com AVC com caminhada comemorativa

O Serviço de Neurologia/Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC, que se celebra anualmente a 31 de março, com uma caminhada, com o propósito de alertar a população para o acidente vascular cerebral (AVC) enquanto doença prevenível e tratável.

Em todo o mundo estima-se que, por ano, 15 milhões sofrem um AVC e, desses, seis milhões não sobrevivem. Na Europa Ocidental, Portugal é o país com a mais elevada taxa de mortalidade, sobretudo na população com menos de 65 anos, de acordo com dados da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral.

Recorde-se que o programa Via Verde do AVC na Região Centro é coordenado pelo CHUC que agrega mais sete hospitais da região Centro. O CHUC é também o único hospital nacional a integrar o projeto europeu HARMONICS, que visa a implementação de uma solução digital inovadora focada no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente com AVC após a alta hospitalar, envolvendo todos os níveis de cuidados de saúde em duas regiões europeias, Coimbra e Catalunha.

O projeto HARMONICS teve início em janeiro de 2023 e pretende contribuir para o aumento de qualidade de vida do doente com AVC e de eficiência dos sistemas de saúde. No CHUC incorpora os serviços de Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Psiquiatria, Serviço Social e Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

A Unidade de AVC do CHUC assinala o Dia Nacional do Doente com AVC com uma caminhada, iniciativa que vai já na 9ª edição, a qual vai ter lugar no próximo dia 2 de abril. A caminhada tem um percurso que se estende por 9km e um grau de dificuldade 2, é aberta à população em geral, gratuita, com ponto de encontro nos Hospitais da Universidade de Coimbra (piso 1), pelas 09:15h.

Se quiser participar desta iniciativa, o CHUC deixa algumas recomendações: “o uso de roupa adequada às condições meteorológicas, calçado confortável para caminhada e o necessário suprimento alimentar / água, para o período da manhã. Importa também referir que não há seguro de grupo, pelo que cada participante caminha por sua conta e risco. Cada participante deve conhecer o seu estado de saúde e as suas reais condições de participação e assumir todos os riscos associados ao decorrer do evento”.

Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay