Médicos de família podem referenciar para uma primeira consulta utentes com fatores de risco

Centro Hospitalar do Baixo Vouga promove rastreio do Cancro da Laringe

Para assinalar o Dia Mundial da Voz, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) apresentou ao Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACES BV) um projeto que visa potenciar o rastreio do Cancro da Laringe.

A iniciativa partiu do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) do CHBV que, nos últimos anos, se reorganizou no sentido de reduzir os tempos de espera para consultas de especialidade.

O Laboratório da Voz, criado em 2019, é único na Região Centro, e encontra-se equipado de forma a garantir o melhor tratamento – preventivo e curativo – à patologia da voz e dos sistemas que lhe estão associados.

Com este projeto, os médicos de família passam a ter a possibilidade de referenciar os utentes com fatores de risco e, por isso, mais suscetíveis de desenvolver uma neoplasia da Laringe, para a consulta de Otorrinolaringologia deste Centro Hospitalar. 

O objetivo é que estes a estes rastreios cheguem a tempo de fazer a diferença na vida dos doentes. 

De acordo com as estimativas, surgem todos os anos cerca de mil casos de Cancro da Laringe, em Portugal. Quando precocemente diagnosticada, esta é uma doença tratável. 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock