“Articular Respostas em Saúde Mental”

Centro de Recuperação de Menores Assumar promove as VIII Jornadas Assumar

Debater a intervenção interdisciplinar na Perturbação do Desenvolvimento Intelectual é o objetivo das VIII Jornadas do Assumar, que este ano são subordinadas ao tema “Articular Respostas em Saúde Mental”. A iniciativa realiza-se nos dias 31 de março e 1 de abril de 2023 no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores, Irmãs Hospitaleiras Assumar – Portalegre.

Esta VIII edição das Jornadas do Assumar é dedicada à articulação com outros intervenientes na saúde das pessoas com deficiência, sendo que o objetivo passa por criar um espaço de diálogo em que os profissionais de diferentes contextos partilham as suas dificuldades e obstáculos, mas também os sucessos, no esforço de trabalharem concertadamente.

As jornadas vão contar com profissionais do Serviço Nacional de Saúde, quer da Região do Alentejo quer de outros locais, assim como de outras áreas de intervenção como a psiquiatria, a cirurgia, a medicina dentária, ou a pediatria. Estarão ainda presentes representantes da rede de apoio à pessoa com deficiência: familiares, assistentes espirituais, professores, e as pessoas assistidas.

Paralelamente às jornadas vão ser proporcionadas workshops de dança e movimento, relaxação terapêutica, e mindfullness.

“É muito importante debater esta questão da deficiência intelectual não só nos grandes centros urbanos, mas também no interior do país. Em primeiro porque no interior deparamo-nos com maiores dificuldades de acesso a nível de cuidados e de informação. Em segundo, esta é uma problemática que deve ser debatida e refletida a nível nacional com o objetivo de se desenvolverem respostas adequadas às pessoas com esta patologia”, afirma João Albuquerque, Diretor Clínico do Centro de Recuperação de Menores – Irmãs Hospitaleiras Assumar.

 

Fonte: 
Irmãs Hospitaleiras
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Irmãs Hospitaleiras