Ensaio Clínico

Células estaminais do tecido adiposo eficazes no tratamento da osteoartrite do joelho

Um estudo divulgado recentemente revelou que as células estaminais mesenquimais (MSC, Mesenchymal Stem Cells) preparadas em laboratório a partir de tecido adiposo são uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento de osteoartrite do joelho, estando associadas a melhorias significativas ao nível da dor e da qualidade de vida.

Neste ensaio clínico foram avaliados 23 doentes que receberam injeções locais com MSC do tecido adiposo e 24 doentes tratados com infiltrações de ácido hialurónico. Após comparação dos dois grupos, os autores verificaram que, um ano após o tratamento, os doentes tratados com MSC apresentaram um aumento significativo do volume da cartilagem danificada, contrariamente aos do outro grupo. A redução da dor e a melhoria da qualidade de vida foram outros aspetos positivos reportados por estes doentes.

O mesmo foi verificado noutro ensaio clínico, em que 12 doentes com osteoartrite do joelho, após a administração local de MSC de tecido adiposo autólogo, isto é, do próprio, apresentaram uma diminuição de 59% na escala da dor, de 54% na escala de rigidez e de 54% na escala relativa à limitação física, medidas através de um índice para avaliação do doente com osteoartrite (WOMAC).

Segundo Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, “Ambos os ensaios clínicos reportaram um excelente perfil de segurança relativo ao uso de células do tecido adiposo, tendo os tratamentos sido bem tolerados. Estes resultados vêm indicar que o tratamento com MSC do tecido adiposo autólogo é seguro e eficaz no tratamento desta doença, potencialmente devido às propriedades anti-inflamatórias e regenerativas destas células.”

A investigadora acrescenta ainda que “a realização de ensaios clínicos com maior número de doentes e tempo de acompanhamento mais longo é fulcral para que, futuramente, este tipo de terapia inovadora possa vir a estar disponível para o grande público.”

A osteoartrite caracteriza-se pela degeneração da cartilagem, associada a um processo inflamatório, originando sintomas como dor, inchaço e rigidez. Os tratamentos atualmente existentes para melhorar a sintomatologia e atrasar a progressão da doença incluem fármacos anti-inflamatórios e injeções de ácido hialurónico. Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 10% dos homens e 18% das mulheres com idade superior a 60 anos sofram de osteoartrite.

Fonte: 
Atrevia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay