CE aprova upadacitinib para o tratamento da artrite psoriática e da espondilite anquilosante
A Comissão Europeia (CE) aprovou upadacitinib (15 mg), um inibidor de JAK seletivo e reversível, de administração oral diária única, para o tratamento da artrite psoriática ativa (PsA) em doentes adultos que tiveram uma resposta inadequada ou que são intolerantes a um ou mais DMARDs. Upadacitinib pode ser utilizado em monoterapia ou em combinação com metotrexato, estando igualmente indicado para o tratamento da espondilite anquilosante (EA) ativa em doentes adultos que tiveram uma resposta inadequada à terapêutica convencional.
Esta aprovação é sustentada pelos dados dos três ensaios clínicos principais (SELECT-PsA 1, SELECT-PsA 2 e SELECT-AXIS 1) que demonstram a eficácia de upadacitinib em vários indicadores de atividade da doença.
“A artrite psoriática e a espondilite anquilosante têm um impacto significativo em muitos aspetos da vida das pessoas que sofrem destas patologias”, afirmou Tom Hudson, vice-presidente sénior de I&D e responsável científico da AbbVie. “Estamos entusiasmados em poder disponibilizar upadacitinib como uma nova opção terapêutica para os doentes com PsA e como a primeira opção terapêutica da classe para os doentes com EA. Estas aprovações constituem marcos importantes no nosso compromisso com o desenvolvimento de um portefólio de soluções que melhorem os cuidados prestados às pessoas afetadas por doenças reumáticas.”
“A artrite psoriática e a espondilite anquilosante são doenças multifacetadas, que podem provocar dor intensa, restrições na mobilidade e danos estruturais permanentes”, afirmou Iain McInnes, Professor de Medicina e Professor de Reumatologia da Versus Arthritis na Universidade de Glasgow, Reino Unido. “Nos ensaios clínicos, upadacitinib demonstrou melhoria em diversas manifestações destas doenças. A aprovação de upadacitinib para o tratamento da PsA e da EA coloca à disposição dos médicos na União Europeia uma nova opção terapêutica importante e oferece aos doentes uma nova oportunidade para obter um alívio significativo dos sintomas debilitantes que os afetam.”
A Autorização de Introdução no Mercado significa que upadacitinib está aprovado em todos os estados membros da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein e Noruega. Upadacitinib estava já aprovado para o tratamento da artrite reumatoide ativa moderada a grave em doentes adultos que tiveram uma resposta inadequada ou que são intolerantes a um ou mais fármacos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs).