80% dos Enfermeiros portugueses não possui especialidade

Católica organiza debate sobre o futuro dos enfermeiros especialistas

A Universidade Católica Portuguesa reúne, em Lisboa, um grupo de peritos para debater o futuro das especialidades de enfermagem em Portugal.

Em Portugal, existem 65.887 enfermeiros activos, sendo que o número de enfermeiros especialistas não chega aos 20%, segundo dados apresentados pela Ordem dos Enfermeiros.

“Os enfermeiros especialistas são os primeiros a emigrar à procura de uma melhor situação profissional pois recebem condições de excelência noutros países. Os cidadãos portugueses são os que mais perdem com a falta de enfermeiros especialistas”, salienta o Coordenador da Unidade de Ensino de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Doutor Sérgio Deodato.

“Ao longo dos últimos 10 anos tem existido uma clara tendência no aumento da procura de especialidades de enfermagem, mas ainda não é suficiente para colmatar as necessidades.

Trata-se de um número muito reduzido porque a natureza dos cuidados que se prestam hoje, resultado do avanço científico e tecnológico, são especializados. Não é suposto que uma unidade de cuidados intensivos ou um serviço de urgência de um hospital, não disponha de uma equipa de enfermeiros especialistas nestas áreas”, conclui.

Para debater as problemáticas em causa, a UCP conta com as seguintes presenças:

  • Enfermeiro Alexandre Tomás, Presidente da Secção Regional do Sul
  • Enfermeira Maria Amélia José Monteiro, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos enfermeiros
  • Enfermeira Maria do Céu Ameixinha de Abreu, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem Comunitária da Ordem dos enfermeiros
  • Enfermeiro Joaquim Lopes, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos enfermeiros 

  • Enfermeiro José Carlos Amado Martins, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Ordem dos enfermeiros

Data: 18 de Setembro de 2014

Horário: 18 horas

Local: Campus da Palma de Cima da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Este encontro na Universidade Católica Portuguesa (UCP) está integrado na Sessão de Abertura do ano lectivo 2014/2015.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock