Dias da Psicologia regressam à Faculdade de Educação e Psicologia

Católica debate a Psicologia no século XXII: Desafios e oportunidades

Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da Psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”. A edição de 2024 dos Dias da Psicologia realiza-se entre 19 e 21 de março, no Porto. O objetivo: proporcionar um momento de reflexão e de partilha no âmbito da Psicologia.

Nas últimas décadas, tem-se debatido, entre os psicólogos, a importância de ajustar o saber da psicologia às rápidas mudanças sociais, culturais, ambientais e tecnológicas, que têm grande impacto no dia a dia das pessoas, nos seus modos de pensar e de agir. Nesse debate não se equacionava, inicialmente, questionar as teorias mais clássicas da psicologia, a maioria das quais com raízes no último século. Embora sempre se tenha assumido que essas teorias podiam ser sujeitas a reinterpretações e revisões, decorrentes da evolução do conhecimento empírico e da reflexão académica sobre a evolução da realidade, nunca, como agora, se pensou que tantas e tão rápidas transformações podiam exigir transformar também o conhecimento teórico e prático sobre o comportamento humano.

“Antecipando-se que os 3/4 que restam do século XXI vão trazer transformações que não conseguimos antecipar, este debate urge. É esse o mote para a edição de 2024 dos Dias da Psicologia,” refere Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, acrescentando que “ao longo de 3 dias, estudantes, professores, investigadores, psicólogos e outros profissionais, nacionais e internacionais, vão juntar-se à conversa para debater os desafios que, antecipam, se vão colocar à psicologia no século XXII.”

Entre três conferências, seis workshops e conversas, são muitos os momentos de debate ao longo destes três dias. Na conferência inaugural, do dia 19 de março, o consultor sénior no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), Frederick (Ted) Scharf, irá falar sobre o que se aprende na universidade e que, de facto, se utiliza no mercado de trabalho. Logo de seguida, existirá uma mesa-redonda dedicada aos desafios para a psicologia, onde participarão convidados internacionais.

No segundo dia do evento (20 de março), haverá espaço para o já habitual “Café com Psis”, moderado por António Fonseca (FEP/UCP), seguindo-se uma conversa com Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que trará reflexões sobre os desafios para a Psicologia. Já no período da tarde, Luís Scorzafave, Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto / USP, falará sobre os fatores associados à participação dos jovens em gangues, apresentando também as motivações que levam os jovens a entrarem neles. 

Último dia dedicado à Conferência Internacional de Estudantes de Licenciatura

No dia 21 de março, Raúl Manarte, Psicólogo Humanitário, abrirá o dia dedicado ao CIEL – Conferência Internacional de Estudantes de Licenciatura, com a Conferência “Estou farto de Psicólogos”. Pouco depois, estudantes da licenciatura em Psicologia participarão nas designadas FEP Talks. Já no período da tarde, realizar-se-ão seis workshops, abertos aos estudantes da licenciatura e mestrados em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, sobre temas tão diversos como: “Aprender a inovar com os estudantes a ensinar”; “Ano Profissional Júnior”; como ser bom psicoterapeuta; e “Permite-te: Vive a tua sexualidade livremente!”. Também existirá espaço para um workshop dedicado ao Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) e outro ao Heroic Imagination Project.

A edição de 2024 dos Dias da Psicologia é organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade, e realiza-se entre 19 e 21 de março, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

 
Fonte: 
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa