Da Ciência à Espiritualidade

Casa Ronald McDonald do Porto celebra aniversário com ‘Conversas em Família’ com Luís Portela

A Casa Ronald McDonald do Porto celebrou nove anos de existência com mais um ciclo de ‘Conversas de Família’ da Fundação Infantil Ronald McDonald sob o tema “Da Ciência à Espiritualidade – O que tem a ver com a ciência com o amor e a espiritualidade?”. O evento, que juntou cerca de 80 pessoas, contou com a presença de Luís Portela – médico, professor, investigador e Presidente da Comissão Executiva da Fundação Bial numa conversa moderada pela jornalista da RTP Paula Martinho da Silva.

Esta “conversa de família” pretendeu promover a reflexão e discussão sobre a relação que a ciência tem com o amor e com a espiritualidade e a importância do desenvolvimento espiritual e do caminho para o autoconhecimento. Durante mais de duas horas, Luis Portela contou na primeira pessoa a forma como vê o mundo e a forma como cada um de nós pode alcançar a espiritualidade numa altura em que as questões da saúde mental estão no topo das preocupações mundiais, afirmando que a “Ciência e a Espiritualidade andam de mãos dadas". Esclareceu também que a comunidade científica está cada vez mais recetiva a outras perspetivas de terapia e tratamento. Ao longo da sua intervenção foi reforçando sempre que “cabe a cada um fazer a sua parte” e que todos nós temos a "responsabilidade de contribuir para um mundo melhor".

A tarde ficou ainda marcada pelas inúmeras perguntas colocadas e por muitos momentos de partilha, começando com o próprio convidado quando este partilhou as suas crenças, convicções e inquietações. “Ajudou-me a repensar a nossa vida. Foi uma experiência gratificante”, refere a Mãe do Gonçalo que está na Casa Ronald McDonald do Porto desde junho deste ano. Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald, afirmou que o propósito desta iniciativa se prendeu na vontade de “oferecer mais uma perspetiva de terapia diferente para ajudar as famílias e os profissionais de saúde a lidarem da melhor forma com o diagnóstico de uma criança doente”. A responsável salientou ainda: “Este foi um dos momentos altos das nossas conversas de família e despertou um interesse enorme nas famílias e contámos com a presença de muitos profissionais de saúde e do mundo académico e corporativo. É importante relembrar que todos nós podemos ter um papel importante na construção de um mundo melhor, onde a empatia, compaixão e entreajuda viva”.

O Programa “Conversas de Família” da Fundação Infantil Ronald McDonald procura apoiar e capacitar as famílias das crianças em tratamento hospitalar para lidarem melhor com as várias situações e desafios que acompanhar uma criança doente implica. Através de conversas informais, entre famílias e profissionais de diferentes áreas, sobre temas específicos e relevantes para a realidade e contexto das famílias, pretendemos dar às famílias maior segurança e confiança no cuidado e apoio que dão às suas crianças e aproximá-las da comunidade hospitalar.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.