Casa acolhe crianças e famílias em tratamento nos Hospitais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

Casa Ronald McDonald de Lisboa assinala 15 anos

A Casa Ronald McDonald de Lisboa assinalou o seu 15º aniversário num evento que contou com um momento musical para as famílias protagonizado pelo jovem artista Janeiro. Sofia Athayde, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa e Rosa Valente de Matos, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central foram algumas das presenças institucionais na celebração.

Situada perto do Hospital D. Estefânia, o principal hospital pediátrico português, a Casa Ronald McDonald de Lisboa acolhe, de forma gratuita, os familiares das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receberem tratamento hospitalar nos Hospitais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (D. Estefânia, Capuchos, Maternidade Alfredo da Costa e Santa Marta).

Vindas de todos os distritos do país incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, foram mais de 1850 as famílias com crianças em tratamento hospitalar que receberam o apoio desta “casa longe de casa” nestes 15 anos. A referenciação e o encaminhamento das famílias para a Casa Ronald McDonald são feitos pelos Serviços Sociais dos Hospitais. O tempo de médio de estadia é de 22 dias e em média a Casa recebeu 123 famílias por ano. A Casa Ronald McDonald de Lisboa está preparada para receber 10 famílias em simultâneo, em quartos individuais com casa-de-banho, uma cozinha comum onde podem preparar as suas refeições, uma lavandaria que lhes permite tratar das suas roupas e salas de jantar e de estar, onde podem desfrutar de momentos de lazer e de partilha com outras famílias.

Desde a inauguração desta Casa em 2008, a Fundação Infantil Ronald McDonald alargou a sua missão com a abertura da Casa Ronald McDonald no Hospital São João-Porto, um Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto. O impacto da Fundação vai aumentar este ano, com a planeada inauguração de um novo Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

Nestas ‘casas longe de casa’ as famílias das crianças em tratamento hospitalar, encontram um apoio, um colo e uma segunda Casa durante estes períodos difíceis enquanto acompanham as suas crianças doentes. No total, as duas Casas Ronald McDonald, o Espaço Familiar Ronald McDonald e a Sala de Brincar Ronald McDonald, já apoiaram gratuitamente até ao momento mais de 6.500 famílias.

Estes são os principais projetos são da Fundação Infantil Ronald McDonald, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública que tem como propósito dar conforto e apoio a famílias durante o tratamento hospitalar dos seus filhos, contribuindo para o seu bem-estar emocional e psicológico. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados. Neste momento a Fundação Infantil Ronald McDonald apoia 8 hospitais em Portugal, tem cerca de 300 voluntários.

“É com muita alegria e sentido de dever cumprido que assinalamos o 15º aniversário da Casa Ronald McDonald de Lisboa, o primeiro projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald em Portugal.  A Casa Ronald McDonald é uma ‘casa longe de casa’ que cuida dos cuidadores e das suas crianças e reforça a importância da família na recuperação das crianças, durante o acompanhamento da criança doente.” destaca Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Fundação Infantil Ronald McDonald