Hospital de Santa Marta (CHLC) acolhe ação formativa Day at the Cath Lab

Cardiologistas de intervenção divulgam conhecimentos sobre tratamento da doença coronária

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover a iniciativa formativa Day at the Cath Lab (D@CL), sobre a temática “Microcirculação - Assessment of Angina or Ischemia with non-obstructive coronary arteries (ANOCA/INOCA)”, que se vai realizar no dia 25 de novembro, no Hospital de Santa Marta, Centro Hospitalar Lisboa Central. O objetivo é debater e partilhar conhecimentos sobre a temática, alertando para a importância do diagnóstico precoce nos doentes com prognóstico cardiovascular desfavorável.

Esta iniciativa conta com a presença de Tijn P.J. Jansen, cardiologista de intervenção no Radboud University Medical Center, na Holanda, que vai participar na apresentação e discussão do tema “Como tratar os pacientes ANOCA/INOCA?”.

Segundo Rúben Ramos, cardiologista de intervenção no Hospital de Santa Marta e responsável do programa deste D@CL: “Este D@CL terá um formato misto, teórico e prático. Na primeira parte teremos um fórum de discussão onde os convidados farão curtas comunicações sobre o atual panorama do estudo invasivo ANOCA em Portugal, discussão de métodos invasivos e não invasivos e perspetivas atuais e futuras de tratamento. Na segunda parte, mais prática, estaremos no laboratório para aplicar um protocolo compreensivo e sistematizado de estudo invasivo em três doentes com ANOCA”.

E acrescenta: “Em cerca de dois terços de mulheres e um terço de homens submetidos a coronariografia invasiva, por angina estável e/ou teste de isquemia anormal, não é detetada doença coronária obstrutiva.  A disfunção vascular coronária é uma causa muito prevalente de angina nestes doentes com ANOCA. Nos últimos dois anos, temos utilizado no Hospital de Santa Marta este protocolo de avaliação com frequência crescente (cerca de 60 casos) e esta reunião vai ajudar-nos a divulgar o tema e partilhar a nossa experiência”.

Carlos Braga, cardiologista de intervenção e responsável pela iniciativa D@CL, explica: “Com este D@CL pretende-se divulgar os métodos invasivos disponíveis no Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santa Marta que permitem de uma forma rápida, sistematizada e reprodutível, diagnosticar e classificar os vários subtipos de ANOCA, mas também promover a atividade formativa para os cardiologistas de intervenção com interesse na área”.

O responsável pela iniciativa acrescenta que “o D@CL é uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de um Laboratório de Hemodinâmica do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade”.

O Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Santa Marta tem vindo a realizar estudos de disfunção vascular que servem de tema a este D@CL e que já são rotina no Hospital. Por outro lado, disponibiliza programas dedicados a oclusões crónicas e de ICP de alto risco com ou sem suporte ventricular, e mantém-se como um dos centros de maior volume em angioplastia primária.

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock