Guia ABCDE

Cancro da pele: a prevenção pode salvar-lhe a vida

Sinais, sardas, manchas, feridas que não cicatrizam ou imperfeições – todos podem ser um sinal de alarme para o cancro cutâneo. Na prevenção é que está o ganho e a DECO PROTESTE ensina-o a ler os sinais.

O verão está à porta e nas últimas décadas a incidência de cancros da pele tem vindo a aumentar em Portugal.

Um terço dos cancros de pele diagnosticados mundialmente, é do tipo não melanoma, um tipo de cancro mais comum em peles claras, que aparecem principalmente em zonas do corpo expostas ao sol (os mais frequentes são o carcinoma espinocelular, que surge no topo da epiderme, e o carcinoma basocelular, que atinge as células mais profundas).

Já o melanoma (que se desenvolve nos melanócitos, ou seja, nas células que produzem a melanina), tem menor incidência, mas é bastante mais agressivo, podendo rapidamente afetar outros órgãos.

Em ambos os casos, a prevenção é a solução e os gestos mais simples podem salvar vidas. A DECO PROTESTE promove o “Guia ABCDE” que ensina os consumidores, de forma simples, a ler os seus próprios sinais, sardas, manchas, imperfeições que entretanto apareceram na pele ou até feridas que não cicatrizam.

Cuidados a ter com o sol

A pele tem memória da exposição solar a que foi sujeita e, por isso, a prevenção deve começar nos primeiros anos de vida. Siga os conselhos da DECO PROTESTE:

  • Usufrua da sombra: entre as 11 e as 16 horas, a fase do dia em que os raios ultravioleta são mais intensos, mantenha-se à sombra, sempre que possível;
  • Proteja-se com roupa: há tecidos que bloqueiam os raios ultravioleta. Não obstante, é sempre bom usar mangas compridas, calças, chapéu de abas largas e óculos de sol.
  • Use protetor solar: antes de sair de casa aplique um produto com, pelo menos, um fator de proteção solar de 30 - mesmo em dias nublados, e especialmente em zonas do corpo a descoberto como o rosto, a parte superior dos pés e das mãos, o pescoço e as orelhas.
  • Se praticar atividades aquáticas: renove o protetor solar a cada duas horas ou antes, se mergulhar ou transpirar muito. No rosto, um adulto deve utilizar o equivalente a uma colher de chá. No corpo, deve aplicar uma quantidade correspondente a seis colheres de chá.
  • Seja na neve, na água ou na areia: estas superfícies refletem os raios solares, pelo que deve ter especial cuidado com a pele.

Apesar das evoluções terapêuticas, o cancro cutâneo continua a ter um grande impacto pessoal e social. Por isso, a DECO PROTESTE alerta para a necessidade de adotar medidas de prevenção, incluindo o resguardo face aos raios ultravioleta e o autoexame regular, com a ajuda do ‘Guia ABCDE’.

Use e abuse de gestos simples e, perante um sinal suspeito, procure um médico.

Fonte: 
Deco PROTESTE
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock