Campo de férias da NOVA Medical School vai promover estilos de vida saudáveis junto de crianças e jovens
A Summer Medical School tem lugar durante o mês de julho e destina-se a crianças, entre os 6 e os 14 anos, e a jovens, entre os 15 e os 18 anos, sendo o programa adaptado em função da faixa etária.
Para os mais novos, o programa tem uma duração de quatro semanas e está semanalmente organizado em atividades alinhadas nos temas: saúde mental, atividade física, alimentação saudável, ciência e sustentabilidade. Para os jovens, a oferta é de uma semana, com prioridade numa experiência única de imersão numa escola médica onde terão contacto com a medicina e as ciências da nutrição, com a investigação e, claro, sempre numa lógica de competências transversais na área da saúde.
A Summer Medical School tem como objetivo ser uma alternativa para as famílias, após o encerramento das escolas, no período de férias de verão. Uma experiência única, com uma avaliação nutricional no início da imersão, com cursos hands-on para refeições ‘fast and healthy’. A saúde mental não podia deixar de ser uma prioridade. Será ainda possível conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade de Lisboa, com caminhadas diárias.
“A NOVA Medical School, enquanto escola médica, tem assumido um papel relevante na sociedade, não só na formação de médicos e de nutricionistas, na investigação e na transferência de conhecimento, como na extensão à comunidade, com ações que possam ter impacto no ecossistema de saúde. Com este programa, criamos uma oportunidade de experiência, que permitirá uma imersão em estilos de vida, que esperamos ter impacto na vida destas crianças, jovens e das suas famílias”, refere Conceição Calhau, Subdiretora da NMS para a Extensão à Comunidade.
Ao todo existem 64 vagas para o programa dos mais novos (16 crianças por semana) e 10 vagas para a semana da faixa etária 15-18 anos.
As inscrições decorrem até dia e 26 de maio e podem ser feitas no site da NOVA Medical School.
A NMS está alinhada e comprometida com os principais problemas de saúde pública. Sabe-se que grande parte das doenças da vida adulta podem ser evitáveis com uma melhor gestão dos estilos de vida. As famílias de hoje estão cada vez mais disponíveis para encontrar oportunidades de novas experiências que possam influenciar, de forma muito positiva, os comportamentos, a autoestima e o autocuidado, competências na área da promoção da saúde que são reconhecidamente fundamentais. Na pausa letiva este programa é uma excelente oportunidade para juntar à saúde, ciência e sustentabilidade global, a partilha e o divertimento.
Várias são as sociedades e associações que se aliaram a este programa, nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição, Associação dos Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Nutrição Clínica e Metabolismo, Cintesis e Gebalis. Contamos ainda com a Novo Nordisk e a Fundação Amélia de Mello como paceiros.