Campanha “O Que Eles Não Sabem” dá voz a quem vive com Obesidade
A campanha irá, ao longo de dois meses, dar a conhecer o testemunho de pessoas com Obesidade ou que acompanham o desafio diário de quem vive com a doença, como forma de sensibilizar a população para uma das grandes pandemias do século XXI, e desmistificar os preconceitos que ainda persistem sobre o tema.
“O que eles não sabem é que pode não ter a ver apenas com o estilo de vida” ou “O que eles não sabem é que viver com Obesidade não é o que pensam” são algumas mensagens utilizadas nesta campanha que visa alertar, também, para a importância de procurar apoio médico especializado para uma correta gestão do peso.
Os apresentadores José Carlos Malato e a Tia Cátia, figuras bem conhecidas do panorama televisivo, aceitaram dar rosto à campanha “O Que Eles Não Sabem” e partilham, com os seus testemunhos, a verdade sobre como é viver com Obesidade e os desafios pelos quais passaram ao longo da sua vida.
Os testemunhos podem ser conhecidos no site A Verdade sobre o Peso, onde é disponibilizado, também, um localizador para encontrar apoio médico.
A propósito desta campanha, Paula Barriga, Diretora-Geral da Novo Nordisk Portugal, refere que “todos temos um papel importante na promoção da literacia em saúde e na comunicação responsável sobre temas que constituem verdadeiros desafios de saúde pública, como é o caso da Obesidade”.
A Obesidade, reconhecida como uma doença pela Organização Mundial de Saúde, é uma doença crónica complexa em que a acumulação anormal ou excessiva de gordura corporal compromete a saúde, aumenta o risco de complicações médicas e reduz a esperança de vida.
Neste processo, o cérebro desempenha um papel fundamental, nomeadamente ao influenciar o equilíbrio energético e o apetite em resposta ao ambiente e às necessidades energéticas do corpo, exercendo alterações hormonais e metabólicas muito poderosas que são ativadas para evitar a fome.