"Vamos conhecer o cancro do pulmão?"

Campanha de sensibilização do GECP desconstrói ideias pré-concebidas sobre cancro do pulmão

“Vamos conhecer o cancro do pulmão?” é a pergunta que o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lança a propósito do Dia Mundial do Cancro, assinalado anualmente a 4 de fevereiro, para desmistificar ideias pré-concebidas relacionadas com a redução do risco, a prevenção e o tratamento do cancro do pulmão.

Apesar de o cancro do pulmão ser a principal causa de morte, em Portugal, por doença oncológica, mas possível de prevenir e tratar precocemente, ainda existem algumas noções erradas sobre a doença que o GECP pretende clarificar com uma campanha nas redes sociais.

A campanha, “Vamos conhecer o cancro do pulmão?”, materializa-se em quatro pequenos vídeos dinâmicos que têm como objetivo sensibilizar a população no geral para a importância de aceder a informação fiável e verdadeira sobre cancro do pulmão e, de com isso, travar o seu desenvolvimento, quer na ótica da prevenção, quer na ótica do tratamento atempado.

As ideias desmistificadas nestes vídeos são:

  • Não há nada que possa fazer para reduzir o risco de desenvolver cancro do pulmão;
  • O cancro do pulmão é uma doença silenciosa que nunca dá sintomas;
  • Tenho medo e vergonha de assumir que tenho cancro do pulmão;
  • Não há nada que possa ser feito perante o diagnóstico de cancro do pulmão.

“Muito se fala sobre cancro do pulmão, mas também é verdade que nem sempre a população tem acesso às informações mais fidedignas”, afirma Teresa Almodovar, presidente do GECP. Algumas ideias pré-concebidas ainda precisam de ser desconstruídas, sendo aqui que o GECP assume um papel importante como uma entidade veiculadora de informações técnicas e consistentes sobre cancro do pulmão. Para a pneumologista “Com esta campanha pretendemos que se deixem de fazer generalizações e, sobretudo, que deixe de existir espaço para más interpretações e/ou verdades absolutas”.

“A palavra cancro, por si só, ainda assusta, mas neste Dia Mundial do Cancro queremos que esta campanha possa também impactar a forma como os doentes recém-diagnosticados encaram a doença e o tratamento, ou seja, com mais confiança e com foco na cura”, refere a Ana Barroso, pneumologista e membro da Direção do GECP. “Por exemplo, o vídeo que aborda o medo e a vergonha de assumir que se tem cancro do pulmão pretende precisamente passar a mensagem que, perante um diagnóstico de doença oncológica, os doentes não se devem isolar, mas sim procurar apoio e conforto junto da família e dos amigos”.

As especialistas deixam ainda uma mensagem final nesta data: “O conhecimento também pode ser uma arma poderosa no combate ao cancro do pulmão se todos estivermos envolvidos na prevenção, monitorização e ação”.

Fonte: 
Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Imagem de <a href=