Campanha de reciclagem “Todos Pelo IPO” cresceu exponencialmente no ano do centenário da instituição
Nesta segunda edição da campanha, que tem como embaixador o conhecido apresentador de televisão Fernando Mendes, foram recolhidas 293 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, um aumento de 88% face ao ano anterior e que permite a entrega de um apoio de 30.700 euros ao IPO Lisboa para aquisição de equipamento médico e reforço da qualidade da prestação de cuidados de saúde.
156 empresas, instituições e autarquias mobilizaram-se de forma massiva para reunir pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados para contribuir para esta campanha solidária. Os grandes eletrodomésticos, recolhidos pelo Electrão porta-a-porta na Área Metropolitana de Lisboa, também foram contabilizados para os resultados da campanha, durante o período em que decorreu a iniciativa.
Em 2022, durante a primeira edição da campanha, foram recolhidas 156 toneladas de pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados com a colaboração de 265 empresas, que dinamizaram várias ações no âmbito das suas políticas de responsabilidade social e ambiental.
As pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados que não são corretamente encaminhados para reciclagem constituem um problema grave para o ambiente e para a saúde humana, já que, à medida que se degradam, vão poluindo o ar, o solo e a água pela libertação de componentes tóxicos nocivos. Devem ser, por isso, encaminhados para reciclagem em unidades especializadas para o efeito.
“Neste ano especial, em que o IPO comemorou o seu centenário, o Electrão promoveu com muito orgulho mais uma edição desta campanha de reciclagem que alcançou resultados notáveis e reforçou o nosso compromisso com a sustentabilidade e saúde pública. Encaminhar corretamente para reciclagem as pilhas, baterias e equipamentos elétricos é contribuir para a proteção do ambiente e cuidar da saúde de todos numa dimensão mais ampla”, sublinha o Diretor-Geral de Equipamentos Elétricos e Pilhas e Baterias, Ricardo Furtado.
“Esta campanha é muito importante porque, além dos benefícios óbvios para a Saúde Pública e ambiente, pelo correto encaminhamento destes materiais para reciclagem, ainda vem ajudar o IPO Lisboa na sua missão: melhorar a qualidade da atividade assistencial, através deste donativo que agora encaminharemos para adquirir um sistema de dermatoscopia digital computorizado, essencial ao diagnóstico do cancro de pele”, concretiza a Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, Eva Falcão.
Este dispositivo médico permite o registo fotográfico em alta resolução das lesões pigmentadas da pele, através de lente fotográfica e dermatoscópio, organizadas e arquivadas em computador. Aliado a técnicas de inteligência artificial e à experiência do médico, é uma mais-valia importante para o diagnóstico precoce, aumentando também o potencial de cura.