Café Memória tem novo ponto de encontro em Lisboa
As sessões deste novo Café Memória vão realizar-se aos quartos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00.
“Vamos falar sobre Demências” marca o primeiro encontro na cidade de Lisboa, sendo iniciativa é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
Rosário Zincke, Presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, destaca: “com mais de 10 anos de existência o Café Memória é uma iniciativa de sucesso que tem vindo a contribuir de forma significativa para o envolvimento social de todos os que participam nas nossas sessões, muito em especial cuidadores familiares, conforme resulta das avaliações que temos recebido”.
Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, acrescenta: “O apoio de parceiros locais é fundamental e tem permitido levar o Café Memória a um maior número de pessoas.
Por isso, é gratificante contar com a participação da Câmara Municipal de Lisboa na abertura de mais um ponto de encontro.”
Sofia Athayde, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com o Pelouro dos Direitos Humanos e Sociais refere que: “é com grande satisfação que nos juntamos à Associação Alzheimer Portugal e à Sonae Sierra para a concretização do Café Memória do Campo Pequeno, na Biblioteca Municipal do Palácio Galveias, espaço acessível e, simultaneamente, emblemático na cidade de Lisboa. Este projeto insere-se num conjunto de outras dinâmicas e apostas que o Município está a desenvolver na área do envelhecimento. É nosso propósito contribuir para a saúde e bem-estar das pessoas com problemas de memória e demência da nossa cidade, bem como dos seus cuidadores informais. Por outro lado, sabemos que estamos a contribuir para a sensibilização da comunidade para esta problemática de importância crescente na nossa sociedade. Temos de ter especial enfoque em quem nos deu e devemos tanto. Também é para eles que construímos cidade.”
O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.
A rede conta atualmente com 20 espaços físicos em vários pontos do país (Almada, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Loures, Lisboa – com duas localizações, Madeira, Marinha Grande, Mirandela, Oeiras, Pombal, Portimão, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, e, agora, Lisboa – Campo Pequeno).
Desde o início do projeto em 2013 até dezembro de 2023, realizaram-se 1579 sessões que contaram com a presença de mais de 5.557 participantes e perto de 22.350 participações.