Brasil acaba de instituir o Dia Nacional da Diálise
A medida foi anunciada na Conferência Luso-Brasileira de Gestão em Diálise, uma iniciativa que conta com a parceria da ANADIAL, e que está a decorrer, nos dias 24 e 25 de agosto, na cidade de São Paulo.
“Foi com entusiasmo que recebemos esta notícia que vai permitir aumentar a consciencialização, no Brasil, para a doença renal crónica, para a sua prevenção e diagnóstico precoce, e para a diálise, enquanto tratamento que salva a vida dos doentes. Infelizmente, em Portugal, ainda não temos instituído um Dia Nacional que celebre o contributo fundamental que a diálise tem na vida de todos os doentes renais crónicos”, comenta Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.
O Dia Nacional da Diálise foi uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), uma entidade sem fins lucrativos, e que contou com o apoio de diversas instituições, como a Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Atualmente, de acordo com os dados da ABCDT, há cerca de 800 centros de diálise no Brasil que, juntos, atendem quase 150 mil doentes renais crónicos.