6ª edição do MOVING ON SERIES decorre em novembro

BIAL debate jornada do doente de Parkinson e do cuidador

A BIAL, a Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) e a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) organizam a 6.ª edição do MOVING ON SERIES, uma sessão conjunta que terá lugar na Alfândega do Porto, a 23 de novembro, e que tem como tema principal a jornada da pessoa com doença de Parkinson e seu cuidador.

Esta edição contará novamente com a iniciativa CASES ON MOVEMENT, com data de submissão de casos clínicos na doença de Parkinson e parkinsonismos atípicos até 13 de outubro. Os três trabalhos mais diferenciados serão premiados , bem como selecionados para apresentação oral e ainda terão os seus resumos publicados numa edição da SINAPSE, a revista da SPN.

Os prémios consistem num valor monetário de 1000€; numa inscrição no XI Congresso da European Academy of Neurology, a decorrer em Sevilha, de 21 a 24 de junho de 2025; e numa subscrição de um ano na plataforma CONTINUUM – Lifelong Learning in Neurology.

“No ano em que a BIAL celebra 100 anos, preparamos mais uma edição MOVING ON SERIES, com olhos postos no futuro e com a vida dos doentes de Parkinson em mente. Pretendemos promover o debate na mais recente evidência científica desta área, assim como a prática clínica, trazendo valor para todos os profissionais de saúde que diariamente trabalham para, e com, o doente com Parkinson. Esta será uma experiência única de aprendizagem, networking e colaboração”, refere Bruno Fidalgo Dias, responsável do Departamento Médico da BIAL em Portugal e Espanha.

O júri, que fará a seleção dos três melhores trabalhos para apresentação oral, é composto por Cristina Costa, presidente da SPDMov, Isabel Luzeiro, presidente da SPN, e Ana Margarida Rodrigues, coordenadora do CNS Braga e neurologista no Hospital de Braga.

O calendário da Neurologia em Portugal é marcado por este programa na doença de Parkinson que tem como principal objetivo contribuir para a formação contínua de jovens neurologistas e internos da especialidade que pretendam consolidar e alargar o seu conhecimento na gestão da doença de Parkinson.

 
Fonte: 
Bial
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay