Programas de desenvolvimento em fases mais avançadas e o reforço da pipeline

Bayer Pharmaceuticals anuncia planos para dar vida a uma nova geração de inovações terapêuticas

No seu Pharma Media Day anual de 2024, a Bayer apresentou os mais recentes avanços na transformação da sua área de negócios farmacêutica para impulsionar um crescimento sustentável a longo prazo como parte da sua estratégia farmacêutica.

“Fizemos progressos significativos no aumento do valor do nosso pipeline, demonstrando claramente que a nossa estratégia revista de I&D está a dar frutos”, afirmou Stefan Oelrich, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão Pharmaceuticals da Bayer. “Ao mesmo tempo, estamos a expandir ainda mais as nossas posições em áreas terapêuticas essenciais, fazendo progressos importantes e garantindo que somos capazes de fornecer os nossos medicamentos ao maior número possível de doentes.”

Especificamente, a empresa reforçou o seu motor de inovação com um foco claro na investigação em quatro áreas terapêuticas principais (doenças cardiovasculares, oncologia, imunologia e neurologia e doenças raras), alargou as capacidades através de colaborações e aquisições de empresas de plataforma e aumentou a qualidade do seu pipeline através de um refinamento do portfólio.

“Temos trabalhado arduamente para conseguir progressos importantes em Investigação e Desenvolvimento nos últimos 24 meses, o que nos tem ajudado a reabastecer e reconstruir rapidamente um pipeline saudável”, disse Christian Rommel, Membro do Comité Executivo da Divisão Pharmaceuticals da Bayer e Chefe de Investigação e Desenvolvimento. “Continuaremos a impulsionar isso a alta velocidade, em particular criando de forma sustentável novos medicamentos experimentais mais inovadores, aumentando as contribuições das nossas empresas de plataforma e continuando a procurar novas oportunidades atrativas de parcerias ou negócios.”

Reimaginando a saúde para as mulheres

Ao desenvolver um portfólio de tratamentos inovadores, a Bayer está a investir para ampliar as opções terapêuticas e elevar o padrão de cuidados para as mulheres na menopausa.

Até 2030, prevê-se que a população mundial de mulheres na menopausa aumente para 1,2 mil milhões, com 47 milhões de novas mulheres a entrarem nesta fase todos os anos. Mais de um terço das mulheres na menopausa relatam sintomas graves, que podem durar 10 anos ou mais após o último ciclo menstrual, com impacto relevante na qualidade de vida das mesmas. No entanto, cerca de 30% das mulheres que consultaram um profissional de saúde devido a sintomas moderados a graves não receberam qualquer tratamento. 

“Muitas mulheres, em todo o mundo, sofrem de sintomas vasomotores e distúrbios do sono durante a transição da menopausa, sintomas que podem ter um forte impacto na sua qualidade de vida”, afirmou Cecilia Caetano, Diretora Geral de Saúde da Mulher da Bayer AG. “Estamos empenhados em fazer avançar a ciência e quebrar o silêncio, promovendo a educação, a sensibilização e alargando as opções de tratamento para apoiar as mulheres em todas as fases das suas vidas.”

Proporcionando crescimento contínuo em oncologia

A Bayer está a fazer progressos importantes no seu caminho para se tornar uma empresa líder em oncologia.

“Aumentámos as nossas capacidades de desenvolvimento em oncologia de precisão para desbloquear a próxima geração de terapias inovadoras e criar um pipeline forte e sustentável nas áreas de vias intrínsecas de tumores, imuno-oncologia e radioterapias direcionadas”, disse Dominik Ruettinger, MD, Ph. D., Chefe de Investigação e Desenvolvimento Inicial para Oncologia na Bayer AG. “Atendendo às elevadas necessidades médicas não satisfeitas no tratamento do cancro, estamos a esforçar-nos para levar mais longe os limites da inovação de modo a fornecer aos doentes medicamentos impactantes, adaptados às suas necessidades pessoais.”

A seguir às doenças cardiovasculares, o cancro continua a ser a principal causa de morte em todo o mundo. Apesar de todo o progresso, os números deverão aumentar. As observações indicam que a população de doentes com cancro está a mudar, com mais doentes a serem diagnosticados mais jovens e mais doentes a serem diagnosticados numa fase mais precoce da doença. Estes doentes necessitam de medicamentos eficazes e “mais gentis”, melhor tolerados, bem como de terapias concebidas para superar a resistência aos medicamentos.

A Bayer investiu significativamente em inovação direcionada a estas áreas, concentrando-se na expansão do conjunto de alvos suscetíveis a fármacos que representam uma verdadeira vulnerabilidade do cancro, bem como na aceleração do processo de desenvolvimento de medicamentos. Com a aquisição da Vividion e da sua plataforma quimioproteómica líder da indústria, a Bayer reforçou a sua investigação farmacêutica e o seu pipeline no campo das pequenas moléculas e da terapêutica de precisão. A tecnologia inovadora da Vividion permite a identificação de bolsas de ligação anteriormente desconhecidas em alvos não suscetíveis a fármacos, para gerar potenciais medicamentos inovadores, indicados para grandes necessidades médicas não atendidas.

Cumprindo a promessa da terapia celular e da terapia genética

As terapias celulares e as terapias genéticas trazem novas abordagens de tratamento potencialmente transformadoras, que poderiam, em última análise, travar ou reverter doenças com uma só intervenção. Os investimentos contínuos da Bayer nesta área — desde a investigação inicial até à viabilização do acesso através de plataformas e capacidades de produção — enfatizam a importância das terapias como um importante motor de crescimento futuro para a empresa e confirmam o compromisso de traduzir a sua promessa em tratamentos tangíveis para os doentes.

A Bayer, juntamente com suas subsidiárias BlueRock e AskBio, está a desenvolver um portfólio líder no setor da terapia genética e terapia celular pré-clínica e clínica.

“Desde 2020, a Bayer investiu mais de 3,5 mil milhões de euros na criação de plataformas tecnológicas para a descoberta e desenvolvimento de terapias celulares e genéticas — dois dos campos de crescimento mais rápido nos cuidados de saúde contemporâneos”, afirmou Christian Rommel, membro do Comité Executivo da Divisão Pharmaceuticals da Bayer e Chefe de Investigação e Desenvolvimento. “Estamos entusiasmados com o importante progresso que estamos a fazer na terapia celular e na terapia genética. Embora os nossos programas ainda estejam numa fase inicial, esperamos poder traduzi-los em benefícios significativos para os doentes no futuro.”

Novo modelo operacional que impulsiona a eficiência e a produtividade para acelerar o crescimento

Com o seu novo modelo operacional para toda a empresa, denominado DSO, Dynamic Shared Ownership, a empresa está cada vez mais centrada na missão e no valor. Guiadas pelas necessidades do cliente e capacitadas para a tomada rápida de decisões, pequenas equipas multifuncionais com experiência em todas as áreas relevantes da cadeia de valor impulsionam a excelência do produto e para o cliente.

“A introdução do DSO não poderia vir em melhor hora, para nós na indústria farmacêutica, pois vai ajudar-nos a identificar oportunidades de negócios mais cedo e a concretizá-las mais rapidamente, ao mesmo tempo que fazemos uma utilização mais eficiente dos nossos recursos, melhorando assim os nossos rendimentos a longo prazo”, disse Stefan Oelrich, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Divisão Pharmaceuticals da Bayer. “Esta não é apenas uma boa notícia para nós como empresa, mas também para os doentes que servimos, pois esperamos concretizar avanços futuros de forma mais eficiente e eficaz, daqui para a frente.”

 
Fonte: 
Bayer Pharmaceuticals
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Bayer Portugal