Investimento de 424 milhões de dólares

Bayer e Dewpoint Therapeutics assinam acordo de licenciamento para programa de doenças do coração

A Bayer celebrou um acordo de licenciamento exclusivo com a Dewpoint Therapeutics, Inc. para um programa de doenças do coração para tratar doentes com cardiomiopatia dilatada (DCM), que são caracterizados por serem portadores de mutações específicas. Este é o primeiro exercício de opção ao abrigo da colaboração entre a Bayer e a Dewpoint Therapeutics, Inc., que começou em novembro de 2019. Associa a plataforma proprietária da Dewpoint para condensados biomoleculares e os recursos de I&D de pequenas moléculas da Bayer para desenvolver novos tratamentos para doenças cardiovasculares e renais.

“Um dos maiores desafios na descoberta de medicamentos está associado com o proteoma humano que ainda não tem uma abordagem terapêutica dirigida”, disse Juergen Eckhardt, MD, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Licenciamento da Divisão Farmacêutica da Bayer. “O paradigma emergente dos condensados biomoleculares está a expandir o espaço tradicional de alvos de medicamentos para moléculas pequenas, revelando novos alvos e novas abordagens para alvos anteriormente intratáveis. Estamos entusiasmados por fazer parte desta nova onda de inovação juntamente com a Dewpoint Therapeutics, pois a nossa ambição é disponibilizar medicamentos com potencial de transformar o tratamento das doenças do coração com as maiores necessidades não atendidas.”

A cardiomiopatia dilatada (CMD) é uma doença do músculo cardíaco em que os ventrículos aumentam de tamanho e têm dificuldade em bombear o sangue de forma eficaz. O programa licenciado centra-se num método inovador para abordar uma forma específica de CMD ligada a mutações que levam à formação de condensados associados à doença. Esta forma de CMD é uma condição grave com necessidades médicas significativas não atendidas, caracterizada por insuficiência cardíaca de início precoce e arritmias frequentes com risco de vida.

“Estamos entusiasmados com as novas descobertas viabilizadas pela nossa colaboração com a Bayer, que têm imenso potencial para transformar o tratamento da CMD”, disse Ameet Nathwani, CEO da Dewpoint Therapeutics. “O licenciamento do primeiro programa de descoberta realça a validação científica da nossa abordagem patenteada baseada em condensados, que identifica e tem como alvo os fatores de condensado subjacentes a doenças complexas. As descobertas pré-clínicas neste programa sugerem que uma pequena molécula modificadora de condensado pode reverter o processo fundamental da doença. Estamos muito satisfeitos que a Bayer tenha exercido a sua opção de licenciar este programa entusiasmante que fortalecerá ainda mais a nossa colaboração contínua para explorar tratamentos inovadores para doenças cardiovasculares e renais.”

A Dewpoint Therapeutics receberá um pagamento inicial e pagamentos adicionais associados a objetivos de desenvolvimento e comerciais no valor total estimado de 424 milhões de dólares, excluindo royalties. Esta colaboração resulta da participação da Bayer na ronda de financiamento de Série A de janeiro de 2019 da Dewpoint através da Leaps by Bayer, a unidade de investimento estratégico da Bayer.

Fonte: 
Bayer
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay