Bayer assinala 115 anos em Portugal com forte aposta em investigação e tratamentos
A aposta na realização de investigação clínica em Portugal permitiu que só nestes 2 últimos anos mais de 466 doentes tenham sido incluídos em ensaios clínicos, com aproximadamente 414 em tratamento ou em seguimento. Este desempenho tão relevante só tem sido possível graças à colaboração e estreita parceria com os profissionais de saúde e as instituições de saúde no nosso país. Do total de ensaios clínicos a decorrer, 1 é de fase I, 5 de Fase II para prova de conceito e 17 de fase III.
Paralelamente ao investimento em I&D, a Bayer está também empenhada em colaborar com entidades locais que se dediquem à inovação, como é o caso do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), onde a farmacêutica tem um laboratório satélite desde 2009. A principal aposta tem sido em quatro áreas de investigação distintas, sendo um dos focos desta colaboração a pesquisa e produção de anticorpos terapêuticos provenientes de bibliotecas de anticorpos apresentados em Phage Display, uma técnica de clonagem que permite selecionar e isolar vetores, contra alvos fornecidos pela Bayer.
A aposta em inovação, em parceria com o iBET, tem vindo a crescer ao longo dos anos e neste momento o laboratório satélite conta com uma equipa de 14 cientistas, dedicados essencialmente à I&D de novos anticorpos especialmente para os campos de oncologia e doenças inflamatórias, abordando um alvo específico ou via específica de uma forma seletiva.
“É com grande entusiasmo que na nossa estratégia continuamos a apostar fortemente na inovação em Portugal e em proporcionar mais e melhores cuidados para os nossos doentes. Apesar de a tendência da maioria das multinacionais ser levar os ensaios clínicos para outros países da Europa, na Bayer fazemos questão de continuar a manter esta forte aposta num país que já nos deu tanto ao longo destes 115 anos de história”, afirma Marco Dietrich – Diretor Geral da Bayer Portugal.