Pela primeira vez um português distinguido

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas premiado pela American Dental Association

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, foi eleito membro honorário da American Dental Association, a maior associação de medicina dentária dos EUA, com mais de 157 mil membros, fundada em 1859.

É a primeira vez que um português é eleito membro honorário da American Dental Association (ADA). Esta distinção é atribuída a personalidades que tenham dado um contributo excepcional para o avanço da Medicina Dentária e da promoção da Saúde Oral ao nível global.

Orlando Monteiro da Silva tem uma carreira totalmente dedicada à promoção da Saúde Oral em Portugal e no mundo.

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, Orlando Monteiro da Silva foi o primeiro português a ser eleito presidente da Federação Dentária Internacional, que junta mais de um milhão de médicos dentistas de todos os países, tendo sido também presidente do Conselho Europeu de Dentistas e um dos principais promotores da Associação Lusófona de Medicina Dentária.

Ao longo dos anos, a actividade profissional levou Orlando Monteiro da Silva a visitar mais de 50 países, incluindo alguns dos mais pobres do mundo, onde esteve envolvido em projectos pioneiros de saúde oral, incluindo em colaboração com a Organização Mundial de Saúde.

Em Portugal, como Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), negociou o protocolo para a criação, e mais tarde alargamento, do Programa Nacional de Saúde Oral que implementou o cheque-dentista, contribuindo decisivamente para uma maior acessibilidade da população mais desfavorecida a cuidados de medicina dentária de que tem sido um dos principais defensores.

Orlando Monteiro da Silva e a sua equipa, com o contributo de muitos médicos dentistas, assumem actualmente o processo de criação e implementação das especialidades em medicina dentária em Portugal. Colaborou com o governo na elaboração da legislação que estipula a prescrição por princípio activo e na prescrição electrónica.

A afirmação da OMD e da medicina dentária, a acessibilidade da população à saúde oral, o reforço da regulação, o combate ao exercício ilegal da medicina dentária, a segurança dos doentes e a formação profissional contínua têm sido algumas das áreas a que o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas tem dado prioridade em Portugal.

O prémio será entregue publicamente na reunião da “House of Delegates” da ADA, em Outubro, durante o congresso anual da ADA que decorre na cidade de San Antonio, no Texas. Esperam-se mais de 35.000 participantes.

Para Orlando Monteiro da Silva “esta eleição por parte da ADA, uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas organizações de medicina dentária do mundo inteiro, é um enorme estímulo para continuar em Portugal, na Ordem dos Médicos Dentistas, a lutar pelo acesso da população a um direito humano fundamental: o direito à saúde oral, a defender os médicos dentistas e a profissão”.

 

Fonte: 
BA&N
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock