Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos destaca “serviço essencial” e robustez da distribuição farmacêutica

Começando por visitar a ADIFA - Associação dos Distribuidores Farmacêuticos, com sede em Porto Salvo, Oeiras, o Bastonário da OF visitou ainda as instalações do distribuidor farmacêutico Botelho & Rodrigues, em Carnaxide, também concelho de Oeiras.
Realçando a importância do setor, Helder Mota Filipe, defende que “a distribuição farmacêutica tem vindo a garantir um serviço essencial ao país, sobretudo em períodos de crise e em emergências de saúde pública, como são os casos da covid-19 e da guerra na Ucrânia”. “Durante este período, soube desenvolver mecanismos para assegurar o abastecimento regular do mercado português, minimizando ruturas e evidenciando uma robustez assinalável”, acrescentou.
O representante dos farmacêuticos destacou também as exigências regulamentares e a complexidade da atividade farmacêutica no setor da distribuição, “uma área de conhecimento em permanente desenvolvimento, de elevada complexidade e que está a iniciar um percurso de especialização, à semelhança de outras áreas de intervenção da profissão farmacêutica”, disse o Bastonário.
Numa altura de fortes adversidades no contexto nacional e internacional que tem provocado dificuldades acrescidas à atividade da distribuição farmacêutica, Nuno Flora, Presidente da ADIFA, considera que “o reconhecimento do serviço de interesse público desta atividade por parte do representante máximo dos farmacêuticos em Portugal é para nós da maior importância. Salientamos que, neste quadro de crise de saúde pública, a que se soma agora uma crise energética, as empresas associadas da ADIFA têm realizado um inequívoco esforço para continuar a assegurar diariamente o fornecimento atempado e adequado de medicamentos e outras tecnologias de saúde em qualquer região do território nacional”.
O encontro entre os dois responsáveis teve como objetivo debater o papel fundamental dos distribuidores farmacêuticos no circuito do medicamento, a promoção de uma relação próxima entre a OF e a ADIFA, bem como a discussão das oportunidades de desenvolvimento da profissão farmacêutica no setor da distribuição farmacêutica em Portugal.
Em análise estiveram temas como a participação dos farmacêuticos da distribuição em novos projetos de Saúde Pública, o reconhecimento dos distribuidores farmacêuticos enquanto infraestrutura crítica e entidades prioritárias, a colaboração conjunta setorial no esforço humanitário à população ucraniana e o impacto do aumento dos custos com combustíveis no abastecimento de medicamentos.