Avanço das ferramentas e a precisão da cirurgia robótica estão a melhorar a artroplastia total do joelho
A artroplastia do joelho é um procedimento eficaz e seguro para aliviar a dor e recuperar a função articular em doentes com lesões graves da articulação do joelho, estando indicada em quando outras opções de tratamento, como medicamentos, fisioterapia e modificações no estilo de vida, não proporcionam um alívio adequado da dor e melhoria da função da articulação.
Segundo Charles Hannon, cirurgião ortopédico da Mayo Clinic, os avanças na cirurgia robótica tem várias vantagens. "Permite uma melhor reprodutibilidade, maior rigor e precisão na execução da cirurgia, reduzindo alguma da variabilidade humana que está presente quando se efetua uma cirurgia com instrumentação manual", afirma Hannon.
A robótica é uma ferramenta valiosa que pode ajudar na fase pré-cirúrgica, acrescenta ainda.
"Em certos sistemas, permite-nos, com uma tomografia computorizada, identificar melhor a anatomia do doente e planear a sua cirurgia em tempo real antes de entrarmos no bloco operatório", afirma.
Desta forma, os médicos podem adaptar a cirurgia às necessidades do doente.
"Isto permite-nos fazer ajustes muito finos e precisos, entre meio grau e meio milímetro, na posição do implante para otimizar a função do doente", afirma o cirurgião.
Segundo o especialista, a robótica fornece dados em tempo real sobre a função do joelho durante a cirurgia - e a utilização dos dados estende-se para além da sala de operações, com a monitorização remota dos doentes.
"Podemos monitorizar o progresso de um doente após a cirurgia, identificar se um doente está a ter dificuldades e, com sorte, alterar a sua trajetória de recuperação após a cirurgia para melhorar o seu resultado", sublinha Hannon.